Kumizaki está no Japão para 8ª etapa de Mundial

Esportes - Jefferson Martins

Data 27/11/2015
Horário 07:27
 

A prudentina Valéria Kumizaki já está em Okinawa, no Japão, para encarar a oitava e última etapa do Circuito Mundial da Primeira Divisão de Caratê da WKF (Federação Mundial de Karatê, na tradução em português), entre amanhã e domingo. A carateca já é a campeã da competição, pois acumula duas medalhas de ouro e duas de bronze. Porém, garante que quer "muito vencer já que a prova é no Japão e tem toda uma história bonita do caratê no país", comenta.

Kumizaki explica que o triunfo a deixou em segundo lugar no ranking mundial na categoria kumitê (combate) menos de 55 kg (quilos). A atleta conta que a temporada 2015 foi bem especial, porém ainda falta muita coisa. "Me preparei muito para os Jogos Pan-Americanos, onde levei o ouro. Ganhei duas vezes da campeã mundial, viajei para diversos lugares, foi sem dúvidas um ano de muita experiência", afirma.

Jornal O Imparcial Prudentina já é campeã da competição, pois acumula 2 medalhas de ouro e 2 de bronze

Após a competição no Japão, o próximo compromisso da prudentina será no Mundial da modalidade em 2016, que ocorrerá em Lintz, na Áustria. Ela espera repetir o feito de dez anos atrás, quando subiu no ponto mais alto do pódio ainda na categoria cadete, no evento que foi realizado em Limassol, no Chipre. "Foi uma felicidade ganhar. Mas quando eu lembro dá até vontade de chorar. O presidente da CBK não levou o hino e tinha uns cinco brasileiros que cantaram para mim. E eu ouvi ele dizendo que não levou, pois sabia que ninguém ia ganhar", lembra.

No entanto, Kumizaki diz que atualmente evoluiu e está bem mais experiente também. "O atual presidente da CBK gosta da modalidade e quer ajudar a gente. E eu estou mais madura, adquiri muita experiência e isso conta muito", fala.

Além do pouco apoio que recebe, a prudentina também sofre por treinar sozinha, já que era atleta do time de Renato Franco, que faleceu no ano passado, vítima de acidente automobilístico. "Tudo que eu sei foi ele quem me ensinou. E faz muita falta, principalmente quando eu vou passar um período treinando com alguém que tem técnico, aí fico bem mal, pois muitas lembranças me vêm à cabeça. Mas eu sinto ele sempre comigo", declara.

Todos esses conhecimentos adquiridos ela tenta passar para outros pupilos de Renato: Gustavo Fuuruti, Izabela Rainho e Tainá Silva. "Eles vêm treinar comigo de vez em quando e eu procuro, além da base no tatame, dar muito incentivo", garante.

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

A carateca recebe o apoio da Prefeitura de Regente Feijó e da rede de Supermercados Estrela.
Publicidade

Veja também