Laboratório de análises retoma atividades em Prudente até fim do ano

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 04/05/2015
Horário 08:23
 

Parado desde 2013, devido às condições do atual prédio em que se encontra, o LAS (Laboratório de Análises de Sementes), do DSMM (Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes), órgão vinculado à Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), regional de Presidente Prudente, vai retomar as atividades até o fim do ano. Isso porque, a sede do DSMM, que desde 1942 está instalada na Avenida Brasil, 1.339, de fronte ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, em Prudente, será transferido para uma nova área, junto às administrações do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) e EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural), ambos fixados na Avenida José Soares Marcondes, 2.447. As obras do novo local devem começar em maio e têm previsão de entrega em 120 dias, caso não ocorra nenhum imprevisto, segundo informa o diretor da Cati Sementes e Mudas, em Pudente, Renato de Oliveira Lima.

Ele explica que, no momento, é realizado o projeto de reestruturação e reforma e, após finalizado, será aberto o processo de licitação eletrônica – pela internet – para contratar o prestador de serviços. Lima diz que, por enquanto, não tem os valores que serão disponibilizados para as obras, mas explica que os recursos empregados serão de fundos próprios do Departamento de Sementes.

O diretor ressalta que o Estado mantém as despesas essenciais do mês, como água, energia elétrica e o salário dos seis funcionários que trabalham na repartição – neste caso, vale lembrar que o órgão já possuiu um quadro de até 300 funcionários, entre efetivos e terceirizados, mas, aos poucos, a demanda de serviços foi diminuindo e, consequentemente, os trabalhadores. 

Para as demais despesas que surgem e para as obras da nova sede da unidade, Lima conta que serão utilizadas as receitas que o DSMM soma, através de três fontes: a venda de sementes, de mudas produzidas pelo departamento (porém, neste caso, as mudas comercializadas são produzidas e vêm de outras unidades) e de taxas de análise de sementes.

Sobre a transferência, o diretor esclarece que objetiva instalar o DSMM em uma estrutura de qualidade, com condições de trabalho, de maneira que garanta a retomada do laboratório. Para tanto, esclarece que o departamento conta com os equipamentos e os profissionais para as análises laboratoriais, faltando somente a estrutura adequada. E ainda visa unir, em um único prédio, os três órgãos da Secretaria de Estado da Agricultura – o EDR e EDA, que há tempos são instalados na localidade e agora será a "nova casa" do DSMM – como forma de integrar os órgãos.

 

Análises nas sementes


O representante esclarece que a transferência é importante, já que potencializa, entre todas as ações realizadas pelo órgão, o trabalho de análise das sementes, como, por exemplo, de arroz, algodão, milho, soja, amendoim, sorgo, entre outras culturas.

Além disso, Lima diz que a região de Presidente Prudente é uma das principais produtoras e exportadoras de sementes de gramíneas forrageiras do país, e com as ações do laboratório, o DSMM poderá ajudar na propagação dos laudos de exportação, fora outras atividades.

Desta forma, o trabalho do departamento vai auxiliar, entre outras iniciativas, como prestador de serviços aos produtores de sementes que queiram saber da qualidade da semente cultivada; junto às empresas que queiram uma análise do produto para emissão de laudo de qualidade sanitária, a fim de exportação; e colaborar na fiscalização do mercado comercial, para saber a qualidade do produto comercializado.

Fora isso, o diretor ressalta o trabalho social que poderá ser feito na unidade, por meio de atividades como, por exemplo, estágios para formação e capacitação de profissionais de análises laboratoriais de sementes, que busquem orientação e aprendizado. "São fatores que darão, ainda mais, subsídios e incentivos ao setor", pontua.
Publicidade

Veja também