Laboratórios registram caso de zika e chikungunya

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 13/02/2016
Horário 08:21
 

Dois laboratórios de análises clínicas de Dracena registraram os primeiros casos do zika vírus e de chikungunya da região. O Laboratório Trianon confirmou um caso de chikungunya em um homem de 30 anos – sendo este o único exame realizado até agora para diagnóstico da doença. Já o Laboratório São Lucas, que registrou o caso do zika em uma mulher, 46 anos, ainda aguarda pelo resultado de outros exames.

Apesar de serem os primeiros registros divulgados na região, eles não consistem na realidade do panorama dessas doenças, por conta do alto valor do exame, que custa cerca de R$ 500, e da dificuldade em conseguir realizá-lo na rede pública. Para piorar a situação, a notificação dos casos de zika não é compulsória, conforme o Ministério da Saúde, de modo que não existe um banco de dados nacional.

Jornal O Imparcial Zika vírus e chikungunya também são transmitidos pelo Aedes

O secretário de Saúde de Dracena, Nelson Bortolato, esclarece que apesar de ter ciência dos casos, os exames dos laboratórios particulares não são computados como oficiais – para isso seria necessária a realização de uma contraprova pelo Estado. Ele declara ainda que, atualmente, a rede pública só oferece o teste para o diagnóstico do zika vírus a gestantes, o que impossibilita ainda mais a confirmação do caso. O Ministério da Saúde, por sua vez, contesta a informação. De acordo com a pasta, há apenas uma orientação de que grávidas e bebês sejam priorizados para a realização do exame. Até o fim do ano, o órgão pretende adquirir 500 mil testes nacionais de biologia molecular para o diagnóstico das patologias.

Em Presidente Prudente, a Unilab é o laboratório que está realizando a coleta e a sorologia para os exames de zika vírus e de chikungunya – materiais que encaminha para outro laboratório de apoio, o qual analisa e encaminha o resultado. Todavia, até agora, não houve nenhuma confirmação positiva de casos das doenças.

 

Ações de combate

Atualmente, Dracena conta com 26 casos confirmados de dengue neste ano. Hoje, os agentes de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica e os agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) realizarão ação de combate à proliferação do Aedes aegypti ­– que também é o vetor transmissor do zika vírus e da chikungunya. A equipe fará visitas intensificadas com orientação aos moradores em alguns pontos do bairro  Palmeiras, a partir das 8h.

O órgão solicita o apoio da população ao adotar medidas permanentes, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água, manter os quintais limpos, sem lixo, entulho, folhas secas e restos de materiais de construção.

Santo Anastácio também realizará um arrastão contra a dengue neste sábado, a partir das 7h, visitando moradias á procura de focos e larvas do mosquito vetor da dengue, bem como orientando os moradores da cidade, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Aguillar Effori. De acordo com a titular da pasta, os trabalhos terão início no bairro Vila Moreno, o mais crítico em relação aos casos registrados, seguindo para as áreas próximas. Conforme explica, a intenção é de contemplar metade dá área da cidade nesta ação, e dar continuidade aos trabalhos na semana seguinte, a partir de segunda-feira, até atingir todo o município. Em Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) também realizará mutirão de combate ao Aedes hoje.
Publicidade

Veja também