Legado de Dr. Wilman James Jorge

O médico veterinário Dr. Wilmam marcou sua trajetória em Presidente Prudente com muito esmero em sua área. Atuava na Policlínica Veterinária e faz muita falta. Ao adentrar seu consultório, o cãozinho já reconhecia que seria bem tratado. Mãos suaves, carinhosas e intuitivas eram expressas pelo comportamento do animal. Calmamente, conduzia o cliente à sua mesa e, assim, iniciava o seu trabalho com maestria. 
Ia devagar, semelhante a um “arqueólogo”, ao encontrar um objeto raro e antigo, com um pincelzinho específico, remanejava-o de suas profundezas, cuja finalidade é preservá-lo genuinamente. Ele considerava o animal que se encontrava aos seus cuidados, como um ser humano. Conduzia a consulta, falando baixinho, emanando muita paz no ambiente. Auscultando o coraçãozinho, aferia a febre, dava uma pancadinha com o martelo de borracha, para verificar o reflexo patelar e assim, examinava tudo. Era um clínico perfeito, um “mago” em descobrir doenças mais atípicas e inusitadas.
Dizia que a chave do enigma se encontrava no olhar clínico, mais especificamente, no exame clínico. E que era preciso ter uma escuta, visão, observação e muita paciência, sendo assim, muitas vezes até dispensava exames laboratoriais. Ele, de antemão, desconfiava e intuía o que os animais tinham, ou seja, o seu diagnóstico. 
Certa vez, levei Amora para uma das consultas com ele. Ela tem dificuldade em subir escadas e estava com alguns sintomas estranhos, girava em círculos por segundos nos patamares e tínhamos de buscá-la. Ele examinou tudo e nada encontrava. E procurou, procurou até observar que suas patas traseiras eram desiguais. Uma perninha era bem mais curta que a outra. Maltes é tão cheia de pelo, mas ele encontrou essa desigualdade ínfima! E assim, com a sua paciência, exercia sua profissão com amor, carinho, honestidade, ética e convicção. 
Amora engravidou e na semana passada, nasceram três filhotes. Quem assistiu não foi Dr. Wilmam, mas foi como se tivesse sido. Todo o seu legado assumiu o comando e deu continuidade. Seus três filhos tornaram-se médicos veterinários como ele. São Dr. Gabriel, Dra Elisa e Dr. Gustavo, todos identificados com o seu exemplo em excelência profissional e pessoa humana. Dr. Gustavo realizou a cesárea de Amora, juntamente com Dr. Ighor e a Dra. Elisa sugeriu a nutrição para os filhotes. Dr. Caio, seu neto, também é veterinário, realizando assim, a ultrassonografia.  E assim, suas sementes deram frutos, eternizando de alguma forma sua existência. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho da equipe profissional e a responsabilidade, onde a presença de Dr. Wilman pode ser sentida pela intergeracionalidade. Todo, de alguma forma, tem o pai vivo, dentro deles. Salve, salve Dr. Wilman e todo seu legado. Gratidão.
 

Publicidade

Veja também