Leite de égua

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do leite e do leito

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 02/08/2022
Horário 05:30

Assustado com o preço do leite, que está mais alto do que o chifre da vaca? Ora, parece que há uma solução à vista. Leite opcional à vista. Já que o leite de cabra e o de búfala também estão nas alturas, tocando as nuvens, que tal o leite de égua?
Isso mesmo: leite de égua. Não sabia que o leite de égua pode ser consumido pelas pessoas, como acontece em países da Ásia Central e até da Europa, como Alemanha, França e Holanda. Li sobre isso e achei interessante. Daí o motivo  desta  crônica de esclarecimento. 
E não é que o leite de égua é mais saudável e nutritivo do que o leite de vaca? E com uma vantagem: cura um monte de doenças. Entre as enfermidades estão os males que afetam o aparelho respiratório. Um destes males é a tuberculose. Basta tomar leite de égua que o paciente se cura e a tuberculose entra bem. No caso, sai mal. Asma o leite de égua também tira de letra. Leite forte e nutritivo, principalmente fermentado.
E tem mais, meus caros e minhas caras: o precioso líquido (da égua, óbvio) é indicado no combate ao alcoolismo. Como, minha senhora? Seu marido, o Totonho, é um tremendo pau d’água? Só vive bêbado? É amante da cachaça? Encontrada a solução: dê pro sujeito leite de égua fermentado.
Foi o que fez o Dalai Lama com os seus discípulos alcoólatras na Mongólia. Sua Santidade budista recomendou leite de égua fermentado aos seguidores bêbados e deu certo. A taxa de alcoolismo caiu significativamente. Sucesso total. Bastou uma dica do Dalai Lama e muitos mongóis deixaram a bebida de lado.
O diabo é encontrar leite de égua no Brasil. Onde encontrar tal leite? Sei lá e quem souber que dê informações, pois muitas famílias poderão se livrar do flagelo do alcoolismo, que, segundo especialistas, é pior do que as drogas ilícitas.
Talvez seja o caso de algum pecuarista se interessar pela produção de leite de égua. Não precisa ser muita coisa. Em vez das vacas, mantenha um bom plantel de éguas leiteiras no pasto. O pecuarista interessado (ou qualquer outro) na sugestão do cronista pode encontrar a galinha dos ovos de ouro, no caso em questão, a égua do leite de ouro.

DROPS

Terceira via no Brasil só nas rodovias.

Assustado com o preço do papel higiênico? Reclame com o produtor.

Em terra de cego não tem jeito. É escuridão mesmo.

A vida é feita de chegadas e partidas e de pequenas coisas que deixamos para trás.
(do filme "Houve Uma Vez Um Verão")

Acabou a cerveja, acabou o carvão? Vó Ana Conveniência tem a solução. Cervejas importadas e essências para narguile. Preços baixos. Fone: 99152-2028. Rua das Palmeiras, 199. 
 

Publicidade

Veja também