Leite materno: crucial para o desenvolvimento de prematuros

EDITORIAL -

Data 12/11/2023
Horário 04:15

No mês de novembro, somos chamados a refletir sobre a realidade enfrentada pelos bebês prematuros e suas famílias. O Novembro Roxo, dedicado à conscientização sobre a prematuridade, destaca a importância de ações solidárias que podem fazer toda a diferença na vida desses pequenos lutadores. Nesse contexto, a doação de leite materno emerge como um gesto precioso, capaz de impactar positivamente a saúde e o desenvolvimento desses bebês frágeis fisicamente, mas com uma força interna de verdadeiros guerreiros.

Como noticiado por O Imparcial, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do BLH (Banco de Leite Humano), realiza neste mês a campanha Novembro Roxo para sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do parto prematuro e a respeito do tema prematuridade. A ação é alusiva ao dia 17 de novembro, quando se lembra o Dia Mundial da Prematuridade. No município, o Banco de Leite atende, em média, de 60 a 80 prematuros por mês.

A prematuridade é um desafio que afeta muitas famílias, trazendo consigo uma série de obstáculos para o desenvolvimento saudável dos bebês. Essas crianças, que nascem antes do tempo, frequentemente enfrentam complicações médicas que demandam cuidados intensivos. Entre as muitas necessidades desses prematuros, a alimentação se destaca como uma das preocupações fundamentais para garantir seu crescimento e fortalecimento.

Nesse contexto, o leite materno se revela como uma fonte de nutrientes essenciais e anticorpos que são vitais para a saúde dos bebês prematuros. É na composição única do leite materno que encontramos a combinação perfeita de proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e para o desenvolvimento adequado do sistema digestivo.

Infelizmente, muitas mães de bebês prematuros enfrentam desafios na produção de leite em quantidade suficiente para atender às demandas específicas de seus filhos prematuros. Isso pode ser resultado do próprio estresse associado ao nascimento prematuro, além das condições médicas que podem afetar a produção de leite. Diante desse cenário, a doação de leite materno surge como uma solução solidária e eficaz. Mães que produzem leite em excesso podem compartilhar esse precioso recurso com bebês prematuros que, de outra forma, enfrentariam dificuldades nutricionais. A rede de bancos de leite materno desempenha um papel crucial, conectando doadoras a receptores e garantindo que cada gota seja utilizada para promover a saúde e o desenvolvimento dos prematuros.

Publicidade

Veja também