Leitura diária melhora escrita dos estudantes

A leitura, bem como a escrita e o vocabulário dos educandos melhoraram significativamente, conforme conta a professora.

PRUDENTE - Aline Martins

Data 14/06/2013
Horário 09:45
 

Após a oração da manhã, O Imparcialentra em cena na sala do 4º ano A, da Escola Municipal Professora Alayde Tortorella de Faria Motta, em Presidente Prudente. A professora Cícera Patrícia Bezerra do Nascimento faz a leitura do jornal e, junto com a turma, escolhe a notícia do dia e discute sobre ela. Depois dessa dinâmica, o jornal é entregue para os alunos que leem o impresso e conversam entre si sobre o que mais gostam. Depois disso, passam para o caderno de tarefas o que foi lido e entendido naquele dia.

Jornal O Imparcial Jornal é lido diariamente pelos alunos da Alayde Tortorella

A leitura, bem como a escrita e o vocabulário dos educandos melhoraram significativamente, conforme conta a professora. Ela afirma que é explícita esta evolução e aponta o jornal como a principal ferramenta para este resultado. "Fazemos o momento de leitura diariamente. Eles avançaram em vários aspectos como escrita, pontuação, linguagem verbal, conhecimento sobre os principais assuntos da cidade, do Brasil e do mundo. E eu percebo que eles adoram isso", destaca. Acrescenta que o gênero textual também é um ponto que melhorou bastante entre os alunos. "O jornal é um instrumento de ensino que não podemos dispensar durante o processo de alfabetização. O poder que ele tem na educação é relevante", frisa a educadora.

 

Alunos


Tendo o Caderno 2 de O Imparcial a editoria de sua preferência, a aluna Ana Laura Conceição de Souza Galeão, 9 anos, conta que conheceu o impresso na escola e adorou a experiência. "É importante ler todos os dias o jornal. Tenho um carinho especial pelo caderno de Cultura. Gosto de ler as tiras", frisa.

Já Leonardo Costa Pinheiro, 10 anos, prefere o caderno de Esportes. É onde, segundo ele, fica sabendo das notícias de seu time e do futebol de Prudente. "Então, lendo qualquer parte do jornal, estamos também estudando. Melhorei minha escrita, pontuação. Sei escrever melhor", diz.

O estudante Kaiki Mendes de Souza, 10 anos, acredita que ler diariamente é essencial para sua alfabetização. "Tem itens interessantes no jornal. Gosto do momento da leitura", salienta.
Publicidade

Veja também