Leitura fortalece vínculo para bebês

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/08/2019
Horário 07:40
Paulo Miguel: Os pais de Isabella, Carla e Wagner, incentivam a leitura desde seu nascimento
Paulo Miguel: Os pais de Isabella, Carla e Wagner, incentivam a leitura desde seu nascimento

A leitura pode ser o primeiro contato da criança com o universo da imaginação. Mesmo bebês, estas atividades podem fortalecer vínculos que permitem ao pequeno e seu cuidador experimentar as funções sociais e emocionais da leitura, em ambiente aconchegante. Visando este fomento e gosto pela leitura, todo primeiro e terceiro sábado do mês acontece o Projeto Lê no Ninho, na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O projeto é gratuito e visa proporcionar momentos de leitura e atividades de interação entre os pais e seus filhos.

O objetivo é mostrar aos pais e cuidadores a importância do ato de ler, a interação com as histórias e os livros, e as suas consequências positivas no desenvolvimento infantil. Para isso, é preparado um ambiente lúdico e acolhedor com diversas brincadeiras, músicas e contação de histórias. De acordo com a contadora de histórias Andréia Oliveira, a leitura é importante desde o ventre, pois a pessoa vai contando a história e a criança vai reagindo com a contação. “As contribuições para as crianças vão desde o hábito pela leitura, fundamental para toda a vida, além da melhora no vocabulário”, pontua.  

A realidade

Diferentemente do que muitos pais acreditam, o livro oferece mais do que treino para a alfabetização. É uma atividade completa, pois ajuda a conhecer costumes, idiomas e a riqueza que o mundo oferece. Quanto mais cedo começar, mais curiosa e preparada para conviver com as diferenças será a criança. Essa realidade é sentida pelos pais da pequena Isabella Pinha da Silva de 3 anos, que incentivam a leitura desde o seu nascimento. A mãe Carla Regina Pinha da Silva, 34 anos, relata que a leitura já proporciona para filha um grande vocabulário, “Já percebemos um grande desenvolvimento da fala e podemos ver isso com relação às outras crianças”. Hoje a pequena é apaixonada pelos livros, o que faz a família investir em diversos exemplares. A importância da leitura é tão fundamental para o desenvolvimento de Isabella, que o pai Wagner Ezequiel da Silva também acompanhou e acompanha as atividades.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também