Leonardo Melo celebra troféu na Meia Maratona

ESTREIA Participando pela primeira vez, paratleta de Prudente desbancou os adversários e ainda bateu o recorde da competição, no domingo

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 21/02/2017
Horário 05:48


No último domingo, o paratleta Leonardo Melo foi até a capital para participar da Meia Maratona Internacional de São Paulo, representando a equipe ADD (Associação Desportivo para Deficientes/Semepp). Em um percurso de 21 km para cadeirantes, o prudentino, que participou da prova pela primeira vez, saiu na frente logo no início da competição e conseguiu manter a liderança, garantindo assim o troféu para a região do oeste paulista.

De acordo com o técnico Edvandro Xavier, foi um percurso muito duro que apresentou muitas dificuldades ao longo da disputa, por conta de subidas íngremes. "Apesar de ter sido uma estreia do Leonardo, ele começou bem e conseguiu deixar sua marca. Logo na primeira parte da prova se destacou na ladeira e deixou os demais adversários para trás. Daí em diante, em uma disputa pessoal, ele conseguiu manter o primeiro lugar e se consagrar campeão", relata.

Jornal O Imparcial Atleta de Prudente estreou na prova e conquistou o primeiro lugar

E realmente o atleta estreou bem em suas participações em Meias Maratonas. Além de levar a melhor, Leonardo conseguiu baixar o recorde da prova. Anteriormente cravado em 1h12, o prudentino terminou o percurso no tempo de 57m38s.

Além disso, ainda de acordo com o técnico, dentre os dez competidores que estiveram na prova, todos conseguiram ficar abaixo do recorde anterior. Para ele, isso classifica uma evolução na categoria. "É possível notar que a cada ano os atletas se empenham mais. Isso mostra que está havendo um crescimento constante e que cada vez mais é preciso se dedicar", explica.

Sobre o número baixo de participantes, Edvandro explica que isso é um aspecto comum, por conta do valor de manutenção das cadeiras de rodas. Ele expõe que, a exemplo do equipamento que Leonardo usa, a manutenção não sai por menos de R$ 20 mil, em média. "É uma prova que só tem a crescer, mas ainda existe essa dificuldade. Então, quem realmente participa das disputas são os melhores, pessoas que já estão focadas há um bom tempo e se dedicando para evoluir no esporte", afirma.

 

Novos planos


Edvandro garante que a preparação para esse ano está totalmente intensificada para o Open Internacional, que ocorre em abril. Antes, porém, o prudentino já tem outra competição. No dia 12 de março, Leonardo vai até Vitória (ES), para participar da Meia Maratona do Espírito Santo.

 
Publicidade

Veja também