Licitação para transportes recebe 3 propostas

Duas empresas e um consórcio externaram interesse em participar do processo administrativo realizado em Prudente

PRUDENTE - BIANCA SANTOS

Data 01/08/2017
Horário 13:15

Foi realizada na tarde de ontem a abertura dos envelopes com a documentação exigida pelo edital da concessão pública dos transportes coletivos de Presidente Prudente. A novidade deste ano foi a participação do Consórcio Terus, de São Bernardo do Campo (SP), composto por 57 empresas, e outra integrante da cidade de Passos, em Minas Gerais, Transporte Coletivo Passense Ltda. A única empresa prudentina que pleiteou a inserção desta vez foi a Company Tur Transporte e Turismo Ltda, conhecida também por Pruden Express.

Conforme o diretor do Departamento de Compras e Licitação, Luiz Miguel Kalil Mello, as empresas tinham até às 14h de ontem para entregar dois envelopes contendo suas documentações e propostas para a pasta previstas no edital e a sua análise deveria se estender noite adentro de ontem. “Foram entregues os envelopes com as documentações técnicas das empresas e sugestões das passagens. Logo após a análise das certidões, os nomes serão publicados em atos oficiais, e terá cinco dias úteis, após a publicação, para a abertura do segundo envelope contendo os valores das tarifas”, explica.

Ainda segundo Luiz, o item da próxima etapa a ser avaliado será o menor preço do transporte para os usuários, sendo o valor máximo de R$ 3,70, de acordo com a planilha da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública).

Segundo o secretário da pasta, Oswaldo de Oliveira Bosquet, o contrato da licitação das atuais empresas de transporte coletivo do município (TCPP e Pruden Express) venceu, por isso foi aberto o processo administrativo da mudança. “A análise de toda a documentação demandará tempo, ainda mais que só no consórcio serão verificadas as 57 empresas que o compõem”, afirma. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a nova frota de conduções oferecidas pela empresa vencedora terá 103 veículos, sendo 46 convencionais, 51 midiônibus (com porte intermediário entre o miniônibus e o ônibus convencional) e mais seis ônibus de grande porte, maiores do que qualquer outro em circulação na cidade. “Todos os ônibus terão GPS, câmera, wifi e biometria para identificação dos passageiros”, expõe. 

Até o fechamento desta matéria, a reportagem entrou em contato com a advogada da empresa Pruden Express, Renata Moço, para repercutir a participação da companhia no processo licitatório, mas não obteve resposta. O mesmo ocorreu com a Transporte Coletivo Passense Ltda, a qual informou que só se pronunciará após o término da sessão. Já a respeito do Consórcio Terus não foi encontrada nenhuma informação do contato da associação.   

 

Vigência de 10 anos

Como noticiado anteriormente por O Imparcial, o contrato inicial da empresa ou consórcio vencedor do transporte coletivo está previsto em R$ 422.826.528 para os 10 anos de vigência. O chefe do Executivo, Nelson Roberto Bugalho (PTB), explica que o documento também implica na implantação de 103 ônibus, subdividos em três tipos, além do realinhamento das linhas que já existem no município, e acrescenta que todas as decisões tomadas foram levando em conta a qualidade, segurança e bem-estar da população. Além disso, o edital pede que os ônibus possuam bilhetagem eletrônica com reconhecimento facial, uma modalidade que vem com a intenção de driblar o uso indevido da gratuidade, que é destinada a um público específico, como estudantes e idosos. A previsão é de que todo o trâmite, que dá lugar às solicitações previamente exigidas contratualmente, seja concluído até o começo de 2018.

Publicidade

Veja também