Limpeza adequada ainda é a melhor maneira de se prevenir contra escorpiões

EDITORIAL -

Data 11/01/2023
Horário 04:15

Os escorpiões são um risco em qualquer época do ano. Mas em dias de chuva e muito calor, como têm sido os últimos aqui no oeste paulista, eles se proliferam com maior intensidade. Aparece na maior parte das vezes à noite e causa terror por onde passa. Dados do Ministério da Saúde, divulgados no último domingo em O Imparcial, mostram que, em apenas 2021, foram registrados mais de 154 mil acidentes pela picada deste bicho no Brasil. 
Aqui na região de Presidente Prudente, a média foi de oito ataques por dia no ano passado. Conforme os dados atualizados em 6 de dezembro pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual de Saúde, e revelados na edição de hoje, houve 1.846 ocorrências na área do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau e 1.087 na circunscrição do GVE de Prudente. A soma é de 2.933 acidentes envolvendo o aracnídeo no período de 339 dias. 
Encontrados em diversas espécies, os escorpiões são animais peçonhentos e representam grande perigo, principalmente a crianças e idosos. Após uma picada, o atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível, já que os sintomas podem evoluir em pouco tempo para um quadro gravíssimo e levar à morte.
Não há evidências científicas que tratamentos caseiros funcionem. Aliás, sem eficácia comprovada, nem a utilização de pesticidas é recomendada. O principal passo a ser dado pela comunidade é se prevenir, evitar que o bicho apareça e se reproduza. Manter o quintal, jardim e arredores da casa sempre limpos é fundamental. 
Alguns cuidados são simples, mas essenciais. Tape frestas nas paredes; coloque telas de proteção nas janelas, ralos do chão, pias e tanques; não acumule lixos e materiais de construção, bem como latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Corte o mato. Desencoste o berço ou a cama da parede. Use soleiras nas portas. Evite roupas no chão e as chacoalhe antes de usar, fazendo o mesmo com os sapatos, onde estes animais podem facilmente se esconder.
Não precisa esperar pelo outro para começar a agir. Só de informar um amigo, vizinho ou parente, sobre os cuidados e as complicações que uma picada de escorpião pode causar, você estará ajudando a diminuir os índices de acidentes com estes bichos que, de pequeno, só tem mesmo o tamanho. O medo é grande, os riscos e os estragos causados por ele também. 

Publicidade

Veja também