Lions Clubs doam 2,35 mil protetores faciais em Prudente

Hospital Regional, Santa Casa, Hospital Estadual, UBSs e o Lar São Rafael foram contemplados; iniciativa vai ao encontro dos esforços públicos e privados no combate à Covid-19

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 27/05/2020
Horário 07:35
Cedida - Na manhã de ontem, voluntários também estiveram no Hospital Estadual para efetuar entregas
Cedida - Na manhã de ontem, voluntários também estiveram no Hospital Estadual para efetuar entregas

Uma manhã de solidariedade: 1,1 mil protetores faciais doados ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo; 750 à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente; 200 destinados ao Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira; outros 200 à Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (que serão distribuídos às UBSs [Unidades Básicas de Saúde]); e mais 100 ao Lar São Rafael. Tais doações foram executadas pelos Lions Clubs prudentinos: o antigo Centro, sob a presidência de Alexandrina Isabel Silva; o Cinquentenário, representado por Valdecir Veigas, e o Centenário, sob a representação de Wilson Portella Rodrigues. As entregas ocorreram na manhã de ontem.

Alexandrina explica que os equipamentos de proteção hospitalar foram oferecidos pelo Lions Club Internacional. Ao todo, US$ 10 mil foram destinados à região que compreende os 46 Clubs de Águas de Santa Bárbara (SP) até Corumbá (MS), trecho onde está inserida a região de Prudente.

“A área da saúde está à frente do combate contra o novo coronavírus e só as máscaras convencionais, muitas vezes, não são suficientes, por isso a importância dessas doações. Os Lions sempre estão a favor do próximo, por isso nosso lema é ‘Nós servimos’, sem qualquer contrapartida. É voluntariado mesmo! ”, fala Alexandrina em nome de todos que participaram da ação.

Além das cidades que possuem Lions Clubs, ela explica, as que não os possuem também serão contempladas pela ação da entidade: entre as que circundam a capital do oeste paulista, Alexandrina cita Indiana, Martinópolis, Taciba, Presidente Bernardes e Caiuá como exemplos de municípios que também recebem doações.

ENTIDADES

AGRADECEM

A reportagem entrou em contato com algumas entidades contempladas nas entregas efetuadas na manhã de ontem. A Secom (Secretaria de Comunicação de Presidente Prudente), em nome da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), enfatiza que “neste período de combate da Covid-19, todas as ações voltadas a aumentar a proteção de quem está ‘na linha de frente’ são bem-vindas”. Acrescenta que a Prefeitura já adquiriu milhares de máscaras, aventais, luvas e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para atender à demanda neste momento excepcional, mas a contribuição de empresas e entidades ajuda a manter esse estoque ainda mais abastecido.

A Assessoria de Imprensa do HR, por sua vez, destaca que a doação feita pelo Lions Club de Presidente Prudente na manhã desta terça-feira, de 1,1 mil escudos faciais (‘face shields’), será destinada às equipes multiprofissionais que trabalham no HR. “Toda doação de insumos e equipamentos de proteção individual é muito bem-vinda, visto que irá ajudar diretamente a unidade nos atendimentos, protegendo tanto a nossa equipe médica e multiprofissional quanto os pacientes e acompanhantes". 

Já a Santa Casa, por meio da gerente executiva, Sumara Passos Souza, salienta que “a doação foi muito válida para o hospital neste momento de extrema dificuldade. Agradecemos o Lions por essa ajuda no enfrentamento do coronavírus”.

SAIBA MAIS

De acordo com o site oficial, o Lions Clubs International é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Seus membros, denominados como “Companheiro Leão”, são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo. São aproximadamente 1,3 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais. Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Atualmente, existem mais de 46 mil Lions Clubs espalhados por 206 países do mundo.

Fotos: Cedidas

Ao todo, 1,1 mil protetores faciais foram doados ao HR

Valmir (de máscara branca) recebeu os equipamentos em nome da Secretaria Municipal de Saúde

Santa Casa de Prudente recebeu 750 protetores dos Lions Clubs da cidade

Lar São Rafael também foi contemplado com EPIs

Publicidade

Veja também