Livro conta a história da cidade de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 11/01/2022
Horário 04:01
Foto: Cedida
Livro da história da cidade
Livro da história da cidade

A história de Santo Expedito tem registro importante quando duas expeditenses há tempos se mudaram da cidade por motivos familiares, escreveram e editaram um livro para marcar esse fato. Janette Passos Cavalcante e Valquíria Gomes Patriota, após longos tempos de pesquisas, concluíram o trabalho “A Fundação da Cidade de Santo Expedito”.

RELIGIOSIDADE
Por se tratar de um centro religioso, o trabalho de Janette e de Valquíria deu uma atenção maior para o fator religiosidade com direcionamento católico, uma vez que o próprio nome do município é uma alusão ao santo do dia em que foi fundada a cidade: um 19 de abril, Dia de Santo Expedito. Fazem referências aos trabalhos desenvolvidos no início da caminhada católica e, na capa do livro, estampam a construção da primeira capela e também do atual templo dedicado a Santo Expedito em 1946. Os dados se referem aos primeiros dias de fundação da cidade.

TELEFONE DO COMTUR
A coordenadora do Turismo de Santo Expedito, Lilian Florentino, está dando todas as atenções aos que buscam informações sobre o setor naquela cidade, e é procurada por pessoas que até mesmo buscam saber da política e procedimentos para a comercialização de produtos que podem ser expostos no município, durante as festividades ou missas mensais nos dias 19. Telefone do Comtur (Conselho Municipal de Santo Expedito) de Santo Expedito (18) 99642-8488.

DE UMA DEVOTA
A coluna recebeu de uma devota de Presidente Venceslau as seguintes informações complementares, além da republicação de uma oração. “Expedito conheceu a fé dos cristãos pelas viagens que fazia enquanto era um militar romano. A crença o surpreendeu, mas demorou um pouco até que ele resolvesse seguir a religião. Em um certo dia, ele teve um sonho estranho em que um corvo maligno grasnava ‘cras’ para ele. Essa palavra em latim significa ‘amanhã’. Então, Expedito pisoteou o corvo e disse ‘hodie’, que na mesma língua quer dizer ‘hoje’ e, ao acordar, resolveu que se tornaria cristão. Esse é o motivo pelo qual, hoje, esse santo é associado às causas urgentes e impossíveis. Mesmo seguindo a nova religião, ele permaneceu no exército por algum tempo e, assim, conseguiu converter diversos soldados ao cristianismo. Durante a perseguição dos cristãos, no dia 19 de abril, Expedito foi decapitado. Por isso, a data passou a ser lembrada como o Dia de Santo Expedito.

ORAÇÃO
"Glorioso Santo Expedito. Coloco a minha vida em vossas mãos e, ante a urgência que requer os meus sofrimentos para serem atenuados, peço que me inclua entre todos os que vos imploram rapidez para a cura dos meus males e o apaziguamento dos meus pensamentos. Com a graça do Altíssimo, de quem merecestes grande acolhida, vossa intercessão nos será benfazeja a tempo e a hora, como é peculiar em vossos atendimentos a nós, que falhamos sempre, mas sempre tentamos o acerto, pelas boas intenções dos nossos corações que, na aflição, muitas vezes se descaminham. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, sagrado Filho de Deus, atendei as nossas súplicas".

OBRAS
O prefeito Nenê Betio está agilizando todas as obras que são finalizadas em benefício ao turismo de Santo Expedito. Segundo ele, a praça central foi remodelada recebendo algumas melhorias em sua apresentação visual. Da mesma forma, com os quiosques prontos, resta tão somente a cobertura ampla da praça da alimentação, que dará mais segurança a todos os que comparecerem em Santo Expedito como turistas. Ele diz que recebeu a garantia do pessoal responsável pela conclusão das obras de que, no menor tempo possível, elas serão concluídas, para que possam ser inauguradas.

NOVO PROJETO
Da mesma forma, o pessoal técnico da Prefeitura está trabalhando na elaboração de um projeto mais impactante, visando dar uma nova dimensão ao turismo de Santo Expedito. O documento está em fase de elaboração e, segundo o prefeito, dentro em breve ele será anunciado para os romeiros que visitam a cidade. O prefeito Nenê Betio afirma que está cuidando do município como seu administrador, mas tem cobrado muito trabalho do Comtur, que é o órgão assessor de toda a política voltada ao turismo em Santo Expedito.

FÉ EM TROVA
Santo Expedito bem deve
Ser marcado pela história
Santo das causas urgentes
Por seu nome e sua glória.
(José Costa)

Publicidade

Veja também