Longevidade é contenção de danos

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Se já chegou nos 40+ provavelmente está usando óculos para ler esse texto. Efeito do envelhecimento que está em curso. No que concerne à fisiologia, o envelhecimento é uma situação adversa. Claro que a fase do envelhecimento e a senescência têm seus encantos, alegrias e deve ser aproveitada plenamente. Por isso, se você é 35+ considere pensar na “conteção de danos” e garantir sua longevidade com saúde e qualidade de vida.

ENVELHECIMENTO
Aqui o pensamento deve ser: “estou resignado de que perderei, mas trabalharei para minimizar as perdas.” Além da visão, outras funções vão decaindo como a audição, paladar, o tempo de reação, a memória, libido, satisfação sexual, o processo digestivo, a eficiência renal, hepática, imunológica e cardiorrespiratória. A conteção de danos significa desacelerar a velocidade da perda. Atitudes de adaptação e prevenção são cada vez mais essenciais.

MOBILIDADE É ESSENCIAL
Massa muscular, força e potência estão também no rol de perdas das pessoas 45+. Para os não atletas, tais perdas quase não são percebidas até os 70+, quando a mobilidade fica limitada e difícil. Entenda: a perda muscular e da função de mobilidade “afeta diretamente” as demais funções fisiológicas e psicológicas (autoestima, autoconfiança etc). Há relação direta bem estabelecida entre a perda muscular (que evolui para sarcopenia) e falência de órgãos na senescência.

COGNIÇÃO
O cérebro não é músculo, mas precisa de estímulos tanto quanto, inclusive do exercício físico. Já foi até definido um nome – neuróbica – para o treinamento das funções nervosas. O “sedentarismo cerebral”, que pode ser caracterizado pela realização tão somente de atividades rotineiras (automáticas), que não exijem atenção, organização, análise, raciocínio, memorização e, sobretudo, aprendizagem, é o caminho para “atrofia cerebral” e demências. Redes sociais tem seu “lado mal” de contribuir para o sedentarismo dos músculos (físico) e do cérebro (cognitivo).

E AS DROGAS
Medicamentos de uso eventual e crônico, para dormir, para emagrecer, para diminuir o colesterol, para evitar efeitos do excesso de álcool e comida, estimulantes para aguentar a balada até o amanhecer, cigarro, mais que sete doses de álcool por semana etc. Quais dessas drogas são realmente necessárias? É possível diminuir o uso? É possível excluir? São atitudes essenciais para contenção de danos. 

NÃO ANTECIPE A PERDA
Desacelerar a velocidade da perda (VP) é a contenção de danos eficiente para sua longevidade. E lembre-se que estes itens para os quais deve direcionar sua atenção precisam ser praticados como um jogo infinito: adeque sua alimentação, para perder gordura se necessário, mas também para ser sua dieta definitiva; pratique exercícios de 4-6x por semana, inclusive de força; tenha sono suficiente (7-9h) e de qualidade; estimule seu cérebro diariamente, preferencialmente com novas aprendizagens; mantenha os contatos sociais sempre ativos.

 

Aqui o pensamento deve ser: “estou resignado de que perderei, mas trabalharei para minimizar as perdas.”

 

 

Publicidade

Veja também