Lumen et Fides recebe 171 cadeiras de rodas e de banho para destinar a cidades da região

Equipamentos vão para Alfredo Marcondes, Monte Castelo, Prudente, Regente Feijó e Teodoro Sampaio, a fim de oportunizar mobilidade e independência a usuários do SUS

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2023
Horário 18:07
Foto: Lumen et Fides
Lumen recebeu nesta semana 171 cadeiras para beneficiar usuários do SUS na região
Lumen recebeu nesta semana 171 cadeiras para beneficiar usuários do SUS na região

Lumen et Fides, por meio do CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, recebeu nesta semana 171 cadeiras, entre as de rodas e as de banho. Os equipamentos serão destinados para os municípios de Alfredo MarcondesMonte Castelo, Prudente, Regente Feijó e Teodoro Sampaio.

Para conseguir o equipamento, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica. O município, por meio do pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente através do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio.

Segundo a fisioterapeuta da Lumen, Larissa Borba, a destinação das cadeiras de rodas não termina necessariamente no momento em que são entregues. "É fundamental oferecer suporte contínuo ao usuário, seja por meio de ajustes na cadeira, manutenção preventiva ou apoio emocional. Afinal, a adaptação a uma nova cadeira de rodas pode levar tempo e exigir alguns ajustes. A avaliação é realizada para selecionar o modelo e os acessórios adequados da cadeira de rodas, de acordo com a condição clínica e as medidas do paciente", explica.

Segundo o presidente da Lumen et Fides, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, a entrega das cadeiras de rodas é um momento especial para o usuário, pois representa uma nova oportunidade de mobilidade e independência. "É uma forma de melhorar a qualidade de vida e permitir que a pessoa participe ativamente da sociedade", avalia.

As cadeiras são encaminhadas para cidades jurisdicionadas ao DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), sem qualquer custo para o paciente ou para o município, pois os equipamentos são custeados pelo Faec (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação), que é um recurso federal.

Ações de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação, da Lumen, oferece e executa ações de reabilitação e habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social, além de atendimento médico nas especialidades de ortopedia, neurologia, pediatria e psiquiatria.

Este serviço é referência em dois tipos de deficiências, a física e intelectual, que se enquadrem no rol autorizado de CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Dentro das ações de reabilitação física, há a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, de banho e motorizadas e adaptações posturais, que são custeados pelo Faec, buscando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.

Publicidade

Veja também