Luzia Dvorek apresenta seu 1º trabalho no Sesc Thermas

Álbum da cantora conta com participações especiais de Carlinhos Brown, Ivan Lins, Marcelo Jeneci e André Mehmari, entre outros

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/09/2013
Horário 08:44
 

 

"Luzia", um disco independente distribuído pela Tratore, que mostra todo o cuidado musical de uma artista que, segundo a crítica do meio fonográfico, canta com uma voz doce acompanhada de instrumentais músicas agradáveis aos ouvidos. Este é o showque o Sesc Thermas de Presidente Prudente preparou para os adeptos da boa música brasileira, neste sábado, às 16h, com entrada franca. O espetáculo musical fica por conta da cantora paulistana Luzia Dvorek, lançando seu primeiro álbum, onde apresenta as 12 faixas do repertório de seu já elogiado disco.

Jornal O Imparcial Cantora traz regravações e músicas inéditas ao ritmo da ciranda; show de amanhã é gratuito

Para se ter uma ideia do que é este show, nele estão composições de várias gerações e diferentes influências, desde a mineira Consuelo de Paulo até o gaúcho Vitor Ramil, o que segundo a crítica, dá um sabor de brasilidade e poesia ao trabalho da artista. Não pense que acabou não, o álbum de estreia de Luzia traz participações muito especiais segundo ela, como de Carlinhos Brown, Ivan Lins, Marcelo Jeneci e André Mehmari, entre outros.

"Fiquei honradíssima com estas participações! Me sinto realmente agraciada em ter esses nomes logo no meu primeiro projeto. Sendo consagrados como são e contribuir num projeto inicial, entrando de cabeça numa nova história, é de extrema coragem. Acredito que isso valoriza muito meu trabalho", enfatiza.

A cantora complementa dizendo que o envolvimento desses ícones da música brasileira "seria importante em qualquer momento da carreira de um cantor, mas em um projeto de estreia é algo ainda muito maior", pontua. Luzia fala que se apresentará pela primeira vez em Prudente e que está ansiosa, pois apesar de não conhecer a preferência musical do público, amigos já lhe adiantaram quão calorosas e receptivas são as pessoas daqui. "Espero que todos possam encher a casa para prestigiarem meu show. Acredito que gostarão muito. Espero vocês lá", convida.

 

Repertório

Produzido por Alê Siqueira, gravado no estúdio Ilha dos Sapos, mantido por Carlinhos Brown em Salvador, Luzia fala que o álbum é bastante diversificado e contempla composições de diferentes Estados. Dentre as canções que serão apresentadas, a cantora destaca "Pestaneja", de Brown, que segundo ela, foi lhe dada ainda inédita. "Sempre tive uma admiração muito especial por seu trabalho. O Carlinhos sempre foi uma referência estética e musical para mim. Ele teve um susto quando eu, uma paulistana, escolheu a música ‘Pestaneja’ para cantar. Digamos que essa música aproxima bem da minha musicalidade", destaca.

Outra pérola do CD é o xote "De Amor Eu Morrerei", de Dominguinhos, marcada pela sanfona de Marcelo Jeneci, que é meio que um diálogo com a cantora. Ela cita ainda a expressiva "Choro das Águas" de Ivan Lins e Vitor Martins, com André Mehmari outro convidado, aqui como pianista. O que comprova a preocupação da cantora com a musicalidade das canções, em ter ao seu lado grandes instrumentistas.

Edu Krieguer vem com o samba "Novo amor". Luzia ainda transforma a balada pop "Fields of Gold", de Sting, em uma música genuinamente brasileira, em versão de Zeca Baleiro e Lui Coimbra (Ouro e Sol). Dá voz às inéditas "Cantiga de menina" (Breno Ruiz e Paulo Cesar Pinheiro), "Além do Paraíso" (Antonio Villeroy), e "No colo da lua cheia" (Paulo Dafilin e Roque Ferreira). Com tudo isso, Luzia afirma que o que prevalece nesse álbum de estreia é o gênero canção.

 

Turnê

Luzia comenta que está em turnê com o show de lançamento deste CD e já passou por diversas cidades como: São José dos Campos, Bauru, São Carlos, São Paulo, São José do Rio Preto e Piracicaba, entre outras. Depois de Prudente, já está com show marcado em Marília, no dia 23 de novembro, além de Bertioga e também na capital paulista.

"Estou feliz com a aceitação do meu trabalho, principalmente pela crítica e isso é muito significativo. Agora estou em um outro momento, voltado para o público que ouve o CD, pelo meu Facebook, Youtube e iTunes. Por onde tenho passado a acolhida tem sido muito gostosa! Estou muito feliz".

 

Maturidade para construir

Consciente da competitividade do meio, Luzia deixa claro que chega sem receios, lembrando que a comunicação dela se dá pelo canto. "Tenho de seguir meu caminho sem pensar que há muitas e excelentes cantoras. Como a Simone falou certa vez em uma entrevista: ‘cada um tem seu caminho único’. Então, temos que procurá-lo para alimentar a concretização do nosso desejo", acentua.

Ela conta que embora esteja no mercado musical há mais de cinco anos, os frequentes convites para shows impediram que entrasse em um estúdio antes. E que também tinha em mente que só entraria em estúdio quando julgasse ter atingido maturidade suficiente, para cantar também sua criação autoral, que já exercitava na intimidade.

"Não queria gravar qualquer CD, um trabalho feito às pressas, que fosse concluído abaixo das minhas expectativas. Fui construindo com maturidade e tenho pra mim que consegui, pois ficou um trabalho que louva a poesia, a música e o cantar. Esta é a essência do disco", conclui. Quer conferir o álbum da cantora? Conforme ela, já está à venda nas melhores lojas do País.

Publicidade

Veja também