Mãe de Witinho, revelado no Grêmio Prudente, relembra trajetória do filho

Torcedora do São Paulo e o marido do Santos se renderam ao Tricolor de Aço quando Victor Gabriel, hoje no Bahia, esteve em campo contra seus times

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 16/06/2023
Horário 08:09
Foto: Cedida
Nos gramados, já vestindo a camisa do Esquadrão de Aço
Nos gramados, já vestindo a camisa do Esquadrão de Aço

O pai, Claudinei Teixeira Barbosa, carrega no peito o time da Vila Belmiro, enquanto a mãe tem no coração o São Paulo. E agora, como será a torcida quando o filho estiver em campo jogando no time adversário aos seus? Rosimeire Silvério Teixeira Barbosa, 53 anos, a mãe coruja de Wictor Gabriel Silvério Teixeira, conhecido como Witinho, ou Victor Gabriel, jovem de 17 anos revelado pelo Grêmio Prudente, hoje tem contrato assinado com o E.C. Bahia, o Tricolor de Aço ou Esquadrão de Aço.

“[risos] E isso aconteceu nos times de base. E claro, torcemos pra ele [risos]”, acentua a mãe do atleta, que é empresária no ramo de supermercados, há 28 anos, Mercado Sublime. Segundo ela, o filho está se adaptando. Sua maior dificuldade foi ficar longe de casa, da família. Mas a dedicação, disciplina e foco intensos o puseram em estado de evolução contínua.

“Sua venda ao Bahia foi concluída no início deste ano. Me emociono em contar sua trajetória porque é a nossa também. De toda a família. Muita luta, mas que valeu a pena porque nosso menino Witinho [esse é o nome prudentino], que chega ao profissional, tem uma carreira promissora”, exclama emocionada Rosimeire. 

Ela destaca que Witinho é mais um atleta que sonha, um jovem que espera representar sua cidade, seu país, seus pais, familiares, amigos, e todos que torcem por ele. “Hoje Bahia e o grupo City, onde com certeza ele irá brilhar e iluminar com seu futebol”, frisa a mãe.

A bola... principal brinquedo na infância

A mãe comenta que o nome de Witinho já veio para chamar atenção, escolhido pelo pai e o filho mais velho, Wildiney Vinicius Silvério Teixeira, 29 anos, que assim como os pais, é empresário (João de Barro Bar e Restaurante Magna). O irmão do meio Willer Teixeira Barbosa, 26 anos, escolheu a área da saúde, é biomédico. Ela conta que o gosto pelo esporte de Witinho foi evidenciado quando ele era apenas um garotinho. Aos 4 anos, Witinho já “amava” brincar com a bola e quando entrou  na escola chamou atenção do professor de educação física, que logo instruiu seu pai a colocá-lo em uma escolinha de futebol. O que Claudinei atendeu de imediato.

“ME EMOCIONO EM CONTAR SUA TRAJETÓRIA PORQUE É A NOSSA TAMBÉM. DE TODA A FAMÍLIA. MUITA LUTA, MAS QUE VALEU A PENA PORQUE NOSSO MENINO WITINHO [ESSE É O NOME PRUDENTINO], QUE CHEGA AO PROFISSIONAL, TEM UMA CARREIRA PROMISSORA”
Rosimeire Barbosa

Rose diz que a primeira escolinha que o menino fez foi a Futebol Arte Academy, tendo como primeiro professor Rafael, qual ela não recorda o sobrenome, mas que ficou marcado pela paciência e orientação que teve com seu filho. Witinho também se destacava nas quadras por sua rapidez.

Aos 11 anos, ele jogou o Campeonato Paulista pelo Grêmio Prudente, como ponta direita. E ao término da competição foi convidado, por meio do professor Luís Felipe, a jogar na escolinha do Presidente Prudente F. C. (Futebol Clube). “Ele foi artilheiro pela escolinha. E o professor Luís Felipe foi um amigo/irmão do Witinho sempre o encaminhado, ensinando tudo entre às quatro linhas do campo”, agradece a mãe do jogador.

Destaque no Grêmio Prudente

Witinho retornou ao Grêmio Prudente, já administrado pela nova direção, Paulo Tomasete e João Paulo Tardin - este hoje que orienta os pais do atleta e cuida de sua carreira -, jogou vários campeonatos como capitão, sendo sempre decisivo nas partidas. Quando liberado, jogou também pela escolinha do professor Willyan César, de Rancharia.

Levado pelo professor Nelson Raimundo, um grande amigo, o qual a família mantém contato até hoje, em 2020, Witinho passou pelo Fluminense. Ao mesmo tempo, foi assistido por representantes da Ferroviária, jogando um campeonato pelo Grêmio Prudente, que se interessou pela convocação direta do atleta.

“Em reunião com nós pais, a direção do Grêmio nos instruiu e deixamos a opção por conta dele que escolheu vestir a camisa da Ferroviária. Através do excelente Campeonato Paulista Sub-15 que fez, se destacou sendo titular na posição conquistada por ele, de lateral direito, em quase todos os jogos”, exalta a mãe do atleta.

Cedidas

Witinho assinou sua contratação pelo Bahia em março


Witinho e o amor pela bola: algo desde um garotinho

Publicidade

Veja também