Maionese mal conservada é uma das vilãs da folia

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/02/2017
Horário 09:35
 

Para aproveitar os quatro dias de folia com saúde e disposição, uma alimentação saudável se faz necessária. Uma vez que a diversão nas ruas pode durar horas a fio, é comum que os foliões esqueçam de se alimentar corretamente, exagerem em bebidas alcoólicas, não se mantenham hidratados ou consumam comidas de rua, que se não estiverem em bom estado de conservação, podem acarretar uma infecção intestinal digna de acabar com a festa.

Jornal O Imparcial Alimentos como molhos gordurosos devem ser evitados em períodos de altas temperaturas

De acordo com a nutricionista Patrícia Zacharias, os cuidados com a alimentação fora de casa devem ser redobrados, ainda mais com as altas temperaturas registradas em Presidente Prudente. Neste cenário, o maior inimigo da população é a maionese, que, assim como outros produtos que têm ovos na receita, precisa ser refrigerada de forma correta, devido ao alto risco de intoxicação. Frituras e outros alimentos gordurosos também devem ser evitados.

A profissional orienta que a alimentação seja feita antes de sair de casa e consista em alimentos ricos em proteínas e carboidratos, de preferência os integrais, como pães e arroz. Já após a festa, a canja é uma boa pedida, pois, além de oferecer vitaminas, o seu caldo favorece a hidratação. "Quando não há a alimentação adequada, faltam nutrientes para a pessoa ter condições de comemorar. Além disso, a indisposição vem acompanhada de fraqueza e dificuldades para metabolizar a bebida alcoólica", expõe.

A nutricionista enfatiza que, dado que o álcool é diurético, a pessoa urina mais e sofre com a falta de água no organismo. "A cor da urina fica, inclusive, mais escura, pois sua concentração é maior", denota. Sendo assim, a recomendação de Patrícia é que se faça a ingestão de 2 a 3 litros de água no dia. Sucos naturais, água de coco, saladas e frutas também são boas escolhas na hora de se hidratar. Para quem exagerar na bebida e acordar com uma ressaca no dia seguinte, a nutricionista aconselha a equação de sucesso: hidratação somada à boa alimentação. "Ambos contribuem para a reposição dos nutrientes perdidos na noite anterior", pontua.

 
Publicidade

Veja também