A maioria das escolas estaduais e municipais das cidades que compõem a região de Presidente Prudente atingiu a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O índice divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tem duas funções: avaliar a qualidade da educação oferecida e propor metas até 2021. Ele leva em conta o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
De 54 cidades nas quais o 4º e 5º anos das escolas municipais foram avaliados, 66% (36) atingiram a meta estabelecida e 33% não (18). Já no ensino estadual, de seis avaliados, cinco atingiram a meta e apenas um não. No índice do 8º e 9º anos, de 12 municípios que tiveram escolas municipais avaliadas, sete não atingiram a meta e cinco a alcançaram. Na avaliação do ensino estadual, 47 cidades receberam as notas das quais 78% (37) alcançaram o esperado e 21% (10) não.
De acordo com Naide Videira Braga, dirigente regional de ensino de Prudente, o trabalho realizado pelo Estado é longo e contínuo. "Temos uma equipe pedagógica, com professores e núcleo de supervisão, que se reúne semanalmente para olhar os resultados das escolas e traçar ações para melhorar os desempenhos apresentados", explica. Segundo a dirigente, isso ocorre rotineiramente, especialmente com escolas que por algum motivo têm mais para apresentar nos resultados exigidos. "Além disso, para promover efetivamente aprendizagem, investimos na formação dos professores", diz.
Ensino municipal
Segundo o secretário de Comunicação de Mariápolis, Rodrigo José Soares, o município não atingiu a meta estabelecida pelo Inep por conta da falta de estrutura física para realizar aulas de reforço com alunos que têm dificuldades no aprendizado. "No entanto, já conseguimos esses locais e também estamos capacitando nossos profissionais. Dessa forma, esperamos um acréscimo na próxima nota do Ideb", diz.
Já em Panorama, a problemática foi outra: de acordo com o secretário de Comunicação, Dércio José Esteves. "Nossa administração é nova e não tínhamos uma equipe estável com professores efetivos. Agora, no entanto, já temos e estamos promovendo capacitações para melhorar nosso desempenho", expõe.
Por sua vez, Presidente Epitácio ultrapassou a meta do índice após três resultados negativos em avaliações seguidas nos anos de 2007, 2009 e 2011. De acordo com a secretária municipal de Educação e Esportes, Liana Cossa do Prado, "o avanço foi fruto da articulação de muitas metas e ações, pela municipalidade".
Presidente Venceslau, em seu turno, ficou entre os seis melhores municípios do país ao superar a meta proposta para o ensino em 2013, e alcançou 7,2 - 1,8 ponto acima do percentual estipulado, de 5,4. O número supera até mesmo a meta de avaliação projetada para 2021 que é de 6,6.
Já em Prudente, a rede municipal de Educação atingiu média de 6,0, cujo número é a meta projetada no Brasil para 2021. Além disso, o município figura acima da média do Estado de São Paulo, de 5,7. Conforme a titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, o método sociolinguístico de alfabetização foi a grande revolução na rede municipal, o qual ela atribui também à média alcançada.