Maioria dos usuários aprova implantação de semáforos na rotatória do Cristo

Para grande parte dos entrevistados, medida ajudará a diminuir consideravelmente número de acidentes no local

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 29/03/2022
Horário 20:11
Foto: Caio Gervazoni
Para maioria dos entrevistados, medida promoverá maior segurança viária no trecho
Para maioria dos entrevistados, medida promoverá maior segurança viária no trecho

Para saber a opinião de motoristas e pedestres, a reportagem deslocou-se, na manhã desta terça-feira, até a rotatória do Cristo, no encontro das avenidas Manoel GoulartElson Neres da Silva e da Rua Cyro Bueno, em Presidente Prudente, onde a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) realiza a implantação de sinalização semafórica no local. Segundo levantamento da pasta junto à Polícia Militar, 53 acidentes foram registrados entre 2019 e 2021.
A maioria dos entrevistados por esta tribuna aprova a implantação dos semáforos na rotatória do Cristo. O principal argumento é que os dispositivos irão gerar maior segurança para o trânsito no local e, consequentemente, diminuir o número de acidentes. É o caso do diretor comercial do empreendimento Ville Conquisttà Prudente, Marcos Vinícius Alves da Rocha. “Por ter um fluxo enorme de automóveis circulando nesta rotatória, penso que isso [a instalação dos semáforos] irá trazer mais segurança para os motoristas e também para os pedestres. Já vi ocorrer vários acidentes aqui em frente. Então, acredito ser uma medida propícia para a segurança de todos”, avalia. 
Questionado sobre a instalação doa semáforos, o pedreiro Odair José Novaes também vê a medida com bons olhos. “É bom, né? Porque pelo menos ajuda mais o trânsito, livra [o usuário] de não causar acidentes”, pontua. 
De acordo com o gerente comercial da Oeste Marine Náutica, Marcos Roberto Vila, a iniciativa é “muito bem-vinda”, tanto para a segurança dos motoristas, quanto para a mobilidade nos estacionamentos dos estabelecimentos do entorno. “Nós observamos por aqui um grande fluxo de veículos, principalmente, nos horários de pico. [A instalação dos semáforos] é uma atitude muito bem-vinda. Nós, como comerciantes, temos, diariamente, clientes que adentram, caminhões que saem, julgo que a iniciativa é muito louvável, que vai realmente mudar a vida das pessoas [que passam pelo local] e a nossa aqui [dos comerciantes]”, enaltece. 
O consultor de vendas da Hyundai Caoa de Presidente Prudente, Lucas Pinheiro, é mais um dos que aprovam a instalação e crê que a medida irá ajudar a aumentar a segurança dos motoristas, principalmente, ao longo dos horários de pico no local. “Acredito que vai ajudar bastante. Aqui, o fluxo de veículos é muito grande, principalmente, pela manhã e ao final da tarde. E, realmente, a gente já viu acontecer muito acidente aí, não? Então, acredito que com a implantação de um semáforo, com certeza, vai melhor bastante neste sentido [da segurança]”, relata.

"Uma parte boa, outra ruim"

Diante de uma visão panorâmica da rotatória do Cristo, o garçom do restaurante Beff Company, Luciano Beraldo, disserta sobre a instalação dos semáforos sob duas perspectivas: “uma parte boa, outra ruim”.
“A gente tá [sic] aqui o dia inteiro vendo que o povo desce daquela rua ali [em referência à Rua Cyro Bueno] muito rápido e o pessoal que vem e vai pela [Avenida] Manoel Goulart não respeita o ‘Pare’. Então, acredito que vai evitar muito acidente, mas também acho que vai dar muito congestionamento na hora do pico”, expõe o garçom. 

"Não era necessário"

O retificador Edson Balbino avalia que a instalação dos dispositivos de sinalização “não era necessária”. “Então, acho que esse semáforo aí não era necessário, não. Até porque, passo todo dia aí, e o trânsito é tranquilo para passar”, pontua o retificador, o qual considera que a medida irá causar maiores congestionamentos no local. 

"Pode ser que fique bom"

O proprietário da retifica Retifer, Aparecido da Silva, rememora que a instalação dos semáforos na “rotatória ali do [Jardim] Monte Alto ficou chique e fluiu bem” e considera que o projeto de dispositivos de sinalização na rotatória do Cristo “pode ser que fique bom”. “Até porque, o ângulo aqui da rotatória [do Cristo] é grande e, no horário de pico, acredito que seja bom. Porém, em um horário sem pico, o pessoal vai ficar esperando o sinal abrir e não vai ter fluxo de carro para passar. Acredito que seja assim. Pode ser que eu esteja enganado. Mas espero que seja para melhor”, especula Aparecido. 

Critérios técnicos

De acordo com o secretário da pasta de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, a questão da implantação de sinalização semafórica na rotatória do Cristo é precedida de estudos e de critérios técnicos, como a contagem de veículos que passam pelo local, número de vias na confluência da rotatória, índice de acidentes de trânsito e o risco de sinistro por quem transita pelo local. “A gente entendeu, após o estudo, que ela [a rotatória do Cristo] tem uma necessidade de instalação desses dispositivos para o controle de fluxo”, relata o gestor da pasta, ao argumentar que a grande concentração de veículos durante os períodos da manhã e da tarde, muitas vezes, impede o acesso à rotatória a quem deseja seguir no sentido da Avenida Elson Neres da Silva. 

Ofício da UEPP

Vale lembrar que presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), José Maurício Leme Jr., protocolou na Prefeitura, no dia 31 de janeiro, um ofício solicitando ao Executivo municipal a instalação de semáforos no cruzamento da rotatória do Cristo Redentor, entre as Avenidas Manoel Goulart e Élson Néris da Silva e a Rua Dr. Cyro Bueno. Para a entidade, o grande fluxo dificulta o tráfego local, principalmente nos horários de pico, acarretando em congestionamento e riscos de acidente e atropelamento.

SAIBA MAIS

Semob inicia implantação de semáforos na rotatória do Cristo

Publicidade

Veja também