Maioria dos voluntários cadastrados é mulher

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 18/03/2018
Horário 11:14
José Reis, Sônia e Jussara são voluntárias do grupo Amigas do Peito
José Reis, Sônia e Jussara são voluntárias do grupo Amigas do Peito

A Central dos Voluntários de Presidente Prudente conta com cerca de 2.700 cadastros, sendo que 80% deles representam as mulheres que desempenham o serviço voltado ao próximo. De acordo com a coordenadora do grupo, Antônia Maria Braz, são, ao todo, 75 instituições, como escolas públicas, igrejas e projetos que recebem os mais diversos trabalhos voluntários no município. Questionada sobre a maior incidência pelo gênero, a coordenadora lembra que a sensibilidade, paciência e dedicação delas se destacam no ato da generosidade.

“Mulher tem muito dessa característica de cuidar, se prestar ao auxílio, até porque desempenha o papel de mãe, na maioria dos casos. Há ocasiões de vulnerabilidade em que precisamos proporcionar o afeto ao assistido, e a imagem da mulher, com isso, torna-se muito importante”, informa a coordenadora. Antônia expõe ainda que dentre as funções desempenhadas nos serviços voluntários estão o apoio em cozinha de entidades, acompanhamento em hospitais e consultas, projetos sociais com crianças, distribuições e arrecadações de alimentos e produtos de casa. “No entanto, precisamos também, muitas vezes, de pessoas que disponibilizem o seu conhecimento para ofertar cursos, como o de artesanato”.

Antônia lembra que mesmo com a quantidade de cadastros, seria fundamental que a população se comovesse e se organizasse para tal tipo de trabalho, já que “o mundo precisa do voluntariado”. Segundo a coordenadora, as pessoas participantes normalmente possuem uma profissão, além do desempenho ao próximo. Ela lembra que o horário e dia que mais demandam contribuição são os comerciais durante a semana. “Daí, a necessidade de aumentar o quadro de pessoas. Quanto maior o número de voluntários, maior será a demanda que atenderemos”, acrescenta.

 

Dedicação ao próximo

A aposentada, Jussara Aparecida Cabianca é voluntária do grupo Amigas do Peito, instituição sem fins lucrativos que existe desde 1996 e visa melhorar a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas com câncer, e soube da possibilidade em ajudar as atendidas por meio de uma amiga. Diagnosticada com a doença em 2015, mas hoje curada, a aposentada esclarece que desde o início de 2017 faz parte do grupo, escolha que ela não se arrepende. “Fui bancária, advogada e tinha uma vida muito corrida. Agora encontrei a oportunidade de me dedicar ao próximo e conviver com pessoas tão boas. Fazer o bem não tem preço”, salienta. O papel de Jussara na instituição vai desde o realizar os cadastros, até ouvir desabafo de quem precisa de um ombro amigo.

Já a aposentada Sônia Maria da Silva, 65 anos, desempenha o trabalho voluntário no Amigas do Peito desde o ano de 2009, mas lembra de que o amor à caridade vem desde criança. “Fui educada a ser voluntária e prestar serviço a quem precisasse. Já trabalhei por dez anos, por exemplo, em uma creche de Santo Anastácio”. Sobre a ida ao grupo, Sônia diz que foi bem acolhida ao ser diagnosticada com câncer três vezes, nos anos de 2008, 2011 e 2014, sendo que a primeira vez foi a que motivou ela a adentrar o coletivo. “É um trabalho importante de acolhimento e que todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida. Nos sentimos úteis, fraternos e sabemos que estamos fazendo bem ao próximo”, expõe.

Sônia diz que no Amigas do Peito, desde a fundação, já passaram mais de 900 mulheres. Hoje o quadro de voluntários conta com 27 pessoas, sendo que 14 delas já tiveram a doença. 

 

SERVIÇO

Central de Voluntários

Os interessados em desenvolver trabalhos voluntários podem procurar a sede da Central de Voluntários, que funciona na Avenida 11 de Maio, 2.501, na sala da Fiesp/Ciesp. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4101-1143, ou pelo e-mail centraldevoluntariospp@uol.com.br.

 

Amigas do Peito

Quem desejar se cadastrar no Grupo Amigas do Peito, em Presidente Prudente, para desempenhar o trabalho voluntário ou passar pelo atendimento, a unidade fica na Rua Doutor Gurgel, 1.202, no centro. O telefone para contato é o (18) 3221-2656.

Publicidade

Veja também