Mais de 43,1 mil alunos da rede municipal da região retornam às aulas no dia 6

Os números são aproximados, uma vez que, todas as unidades ainda estão recebendo matrículas; municípios se organizam com corpo docente, traçando metas e ações a serem desenvolvidas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2023
Horário 04:05
Foto: Freepik
Municípios preparam retorno das aulas para ano letivo de 2023
Municípios preparam retorno das aulas para ano letivo de 2023

Os municípios estão em total movimentação para receber milhares de crianças para o início do ano letivo no calendário municipal das escolas públicas na região de Presidente Prudente. Em um levantamento com 20 cidades, no dia 6, data em que a maioria retorna, 43.122 estudantes iniciam as aulas. Dentre as ouvidas, a primeira delas que abriu seus portões para receber seus alunos foi Teodoro Sampaio, no último dia 25, quando recepcionou 2.306 estudantes da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. Ne terça-feira (31), foi a vez de Emilianópolis acolher 433 crianças. Vale lembrar que os números são aproximados, uma vez que, todas as unidades ainda estão recebendo matrículas.
Para receber os estudantes, cada município vem se organizando com seus professores e direção traçando metas e ações a serem desenvolvidas. Enfim, cuidando de cada detalhe tanto em relação à estrutura física, com a organização e limpeza geral dos espaços, quanto em relação ao pedagógico e afetivo para o início de um trabalho árduo, que é o ensinar e complementar a educação que deve vir de casa.  
“Além disso, nossos alunos, desde a educação infantil até o ensino fundamental 2, receberam uniformes escolares com: duas camisetas, um short ou short saia, para os alunos da pré-escola, uma mochila, e um par de tênis para os da pré-escola e do ensino fundamental 1 [de 1° ao 5° ano], e um kit de material escolar aos alunos que solicitaram”, expõe a dirigente municipal de Educação de Emilianópolis, Edicleia Cuschenier da Silva Duarte.

Álvares Machado

A manutenção do transporte escolar está sendo uma das benfeitorias para a volta dos alunos às salas de aula em Álvares Machado, que, por enquanto, tem em seus registros 3.416 alunos matriculados. De acordo com a diretora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valdirene Gimenes Carvalho Cristófano, 53 anos, além disso, é realizado o planejamento do ano letivo com a equipe gestora, algumas benfeitorias prediais, como pintura do prédio e troca de piso. “Além da aquisição de kits escolares, mochilas, estojos e uniformes para os nossos alunos, brinquedos, etc.”, expõe a diretora. 

Pirapozinho

Conforme a dirigente municipal de Educação de Pirapozinho, Vera Lúcia Fioravante Cavalli, 70 anos, todas as unidades escolares estão recebendo manutenção tanto na área externa como interna: higienização, capinação, pintura, além de abastecimento de produtos de higiene/limpeza, materiais didáticos pedagógicos, todos os alunos receberão tênis e papete, e outros para bem receber os aproximadamente 2,4 mil alunos. “Os professores estarão nas escolas a partir de hoje [1º], para o preparo dos espaços, para recepção dos alunos. Com a rotina voltando ao normal, embora a pandemia não tenha terminado, vislumbramos com muito otimismo que teremos um ano produtivo e exitoso”, anseia a diretora. 

Martinópolis

O Departamento Municipal de Educação de Martinópolis está a todo vapor com as manutenções necessárias em suas unidades de ensino, preparando tudo para receber, no dia 6, em torno de 2,2 mil alunos. “Temos feito de tudo um pouco, desde novas instalações, reparos, pintura, entre outros. Estamos em fase final para entregarmos as salas da educação infantil da Escola Gertis dos Santos Almeida”, expõe Marcelo Alexandre da Silva, há dois anos na função de diretor do departamento.

Presidente Bernardes

Segundo a supervisora de ensino de Presidente Bernardes, Denise Puglia Eraclide Redivo, aproximadamente 1,1 mil alunos da educação infantil ao 9º ano voltam às aulas na mesma data das demais. Para isso, professores e a equipe pedagógica retornaram neste dia 1º para fazer o planejamento das aulas até o dia 3. “Todas as unidades estão passando por pequenos reparos, como troca de portas de salas, banheiros, pintura, instalações de ar-condicionado, telhado, etc”, menciona.

Estrela do Norte

A rede municipal de Estrela do Norte atende educação infantil (creche e pré-escola) e ensino fundamental (1° ao 5° ano) com 352 matriculados até o momento. No município, as unidades passaram por reparos estruturais na restauração de ambientes, acessibilidade, e sala de informática. E na parte pedagógica, ampliação do acervo e projeto de leitura: “Sacola viajante”. 
Conforme Eliana Carla Toso Betim, diretora municipal de Educação e Cultura, do dia 30 ao dia 3 a equipe estará em formação continuada de treinamento e planejamento. Formação para priorização do currículo. Capacitação: com treinamento de liderança em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para equipe gestora; treinamento motivacional para funcionários e professores, com palestra e contação de história: “A alegria de ensinar e aprender”. “Trabalho em equipe: Organização dos espaços da escola; preparo de dinâmicas de acolhimento e lanche especial para a primeira semana de aula”, salienta a diretora.

Santo Anastácio

Em Santo Anastácio, a novidade na rede em 2023, segundo a secretária de Educação do município, Leila Lopes Corsaletti, será a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Alice Silva Guariento, que funcionará em período integral no antigo Fênix, após passar por reformas – prédio que foi adquirido pelo prefeito Duca Bonilha (Patriota). “Até este momento, estamos com 1,2 mil alunos mais ou menos. Todos os nossos alunos já têm uniformes, calçados e bolsas, porque entregamos no ano passado”, informa a secretária.

Rosana

Diferente da maioria, em Rosana, o início do ano letivo está previsto somente para o dia 9. Segundo Ricardo de Lucena Freire, 42 anos, secretário de Educação, na segunda semana de fevereiro, de 6 a 8, terão a programação interna nas escolas com os profissionais da educação para acolhimento da equipe e planejamento pedagógico para o ano letivo de 2023. 
Ele diz que todas as escolas da rede pública municipal estão nos preparativos para a volta às aulas 2023, com manutenção predial como pintura interna e externa, troca de lâmpadas, substituição de fiação, tomadas e interruptores; limpeza de caixas d´águas e reparo hidráulico em geral; manutenção em telhados e calhas; serviços de capina e jardinagem; serviço geral de dedetização, entre outros. “Temos 1.194 alunos matriculados, aproximadamente, na rede municipal, e 121 na creche conveniada”, expõe o secretário de Educação de Rosana.

VOLTA ÀS AULAS NA REGIÃO

MUNICÍPIO

ALUNOS MATRICULADOS

Álvares Machado

3.416

Anhumas

420

Emilianópolis

433

Estrela do Norte

352

Martinópolis

2.200

Mirante do Paranapanema

1.300

Nantes

343

Narandiba

1.200

Piquerobi

299

Pirapozinho

2.400

Pracinha

120

Presidente Bernardes

1.100

Presidente Prudente

19.000

Rancharia

2.850

Regente

1.798

Rosana

1.315

Santo Anastácio

1.200

Santo Expedito

320

Taciba

750

Teodoro

2.306

Total

43.122

Fonte: Consulta aos municípios

Fotos: Cedidas

Equipe de Emilianópolis preparada para o retorno das aulas, separando brinquedos dos pequenos

Também em Emilianópolis, alunos receberam kit com uniforme, mochila e calçado

Todos os alunos de Pirapozinho receberão tênis e papete

Martinópolis fez de tudo um pouco em suas unidades para receber as turminhas

Dedetização na sala da Cemei Joaquim Lopes Teixeira, em Rosana

CONFIRA TAMBÉM:

Em Anastácio, agentes de endemias fazem nebulização em escolas antes da volta às aulas

Prefeitura de Anastácio investe mais de R$ 600 mil em segurança nas escolas

Prefeitura Anastácio compra estrutura de antigo colégio onde vai funcionar escola municipal

Pirapozinho vai entregar calçados a todos os alunos da rede municipal de ensino

*Fonte: Consulta aos municípios

Publicidade

Veja também