Mais de 50 anos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/10/2023
Horário 04:10

A propósito de nota do Plantão sobre a possibilidade de Prudente voltar a ter um secretário de Estado, chega a informação de que em 1971 e 1972 o então ex-vice-prefeito Hugo Lacorte Vitale (1913-1976) foi secretário do governo em São Paulo.

PASTA DO INTERIOR
Ele foi secretário do Interior na segunda gestão do governo de Laudo Natel (1920-2020), no mesmo período em que o ex-governador e ex-deputado federal Paulo Maluf foi secretário de Transportes.

VICE E ESCOLA
O cargo de vice-prefeito foi na gestão de Luiz Ferraz de Sampaio (1902-1993), de 1959 a 1963. Hugo era advogado, nascido e formado em São Paulo, onde tem seu nome em unidade da rede pública de ensino: Escola Estadual Deputado Hugo Lacorte Vitale. 

CÂMARA FEDERAL
Em 1962, ficou como suplente de deputado federal e tomou posse em 1964. Em 1966 foi eleito deputado federal, já no regime militar e na época do bipartidarismo, pertencendo à legenda governista: a Arena.

MUITO ALTO
A informação desse importante resgate histórico chegou ao Plantão pelo professor Sérgio Roberto Cesário, que traz na lembrança de garoto que Hugo era muito alto e costumava dizer que se o eleitor encontrasse alguém maior, que não votasse nele.

NOME DE RUAS
Em Presidente Prudente, em homenagem póstuma, seu nome está imortalizado com a Rua Dr. Hugo Lacorte Vitale, na Vila Lessa. Em São Paulo também é nome de rua do bairro Jardim Umarizal. 

PORTA EM PORTA
A vereadora Joana D´Arc (PSB) conta ao Plantão que, na sua recente estada em Brasília, foi em busca de recursos junto aos deputados Fernando Marangoni (União), Baleia Rossi (MDB), Marcos Pereira e Vinícius Carvalho, ambos do Republicanos.

EDUCAÇÃO E SOCIAL
Conforme a vereadora, entre os pedidos estão recursos para climatização de várias escolas da rede municipal de ensino e emendas parlamentares destinadas a entidades assistenciais que precisam de ajuda.

SABE OS CAMINHOS
Sobre os bastidores da estada em Brasília, por ocasião da Mobilização Municipalista, disse que o prefeito Ed Thomas (sem partido) transita com muita facilidade, que possui bons relacionamentos e conhece os caminhos para buscar recursos.

SEM ALTERNATIVA
O vereador Dr. Enio Perrone (União Brasil) conta ao Plantão que, exauridos os recursos legislativos, resolveu como cidadão impetrar ação civil para anular licitação sobre reforma do prédio da Câmara Municipal de Prudente.

PEDIDO INICIAL
No primeiro momento, o pedido é para que a Justiça designe um perito para averiguar a extensão dos danos alegados para gastar, inicialmente, mais de R$ 710 mil com a reforma em prédio e que o gasto poderá passar de R$ 1,3 milhão. 

POLOS PASSIVOS
A ação é contra a pessoa física do presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), com quem o Dr. Enio diz ter esgotado as possibilidades de diálogo, e contra a Prefeitura como dona do imóvel. O advogado é o Dr. Mauro Martins de Souza.

Publicidade

Veja também