Mais que prefeito

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 20/06/2021
Horário 06:47

Pirapozinho vive o luto pela morte de Valdir Assef (1951-2021) ocorrida ontem aos 69 anos de idade e vitimado por câncer. Cidadão que foi mais que prefeito; cujo nome está inserido na construção da história da cidade, com a qual nasceu praticamente junto.

PEDAÇOS DA HISTÓRIA
Na condição de distrito de Presidente Prudente, Pirapozinho foi elevado a município em 9 de junho de 1948 e instalado em 9 de abril 1949, pouco menos de dois anos e meio antes de Valdir nascer em 4 de outubro de1951, em Prudente.

CONTRIBUIÇÃO GIGANTE
No histórico familiar e pessoal de Valdir existem expressivas realizações nos seguintes setores: empresarial, político e social. Por exemplo: foi atuante no Asilo Vicentino, na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e na Associação Comercial.

AFASTADO DO CARGO
Prefeito eleito com mais de 57% dos votos válidos, Valdir (MDB) exerceu o cargo até 9 de maio deste ano, portanto há 52 dias  e foi  quando teve início seu afastamento por 90 dias para o tratamento da doença contra a qual vinha lutando há algum tempo.

ERA BEM SUCEDIDO
Valdir era empresário bem sucedido nos ramos de comércio de veículos, postos de combustíveis e imobiliário, dono de casas, apartamentos, terrenos, prédios comerciais e propriedade rural, conforme declaração pública do Tribunal Regional Eleitoral.

VELÓRIO NA CÂMARA
Formando em Direito, tinha boa oratória. Era casado com Enedina e deixou órfãos três filhos: Lígia, Valdir Jr e Ellen. O velório ocorreu das 15h às 21h de ontem na Câmara Municipal de Pirapozinho e crematório no Grupo Athia, em Prudente.

FILHO DE PREFEITO
Jorge Assef (1930-2015), pai de Valdir, foi prefeito duas vezes: de 1973 a 1977 pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) e de 1983 a 1996, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Portanto, trocou a situação pela oposição.

SOBRINHO DE VICE
João Assef, tio de Valdir, foi vereador de 1965 a 1969; suplente de 1969 a 1973; e vereador novamente de 1973 a 1977. Foi presidente da Câmara; vice-prefeito de Sérgio Pinaffi, de 2001 a 2004; e líder regional do PMDB no Pontal do Paranapanema.

PÁGINAS DO JORNAL
Caminhadas políticas dos Assef estão no acervo de O Imparcial, pelo repórter do Plantão, incluindo os tempos de andanças com o governador Orestes Quércia (1938-2010) e da atuação na Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana).

NOVO PREFEITO
Desde 10 de maio, quando ocorreu o afastamento de Valdir, Lucas Padovan dos Santos Pavani (Pros), de 35 anos, vinha respondendo pelo cargo de prefeito, então na condição de vice. Lucas foi vereador por duas legislaturas e presidente da Câmara Municipal.

FORMAÇÃO E AJUDA
Formando em Ciências Contábeis, ao assumir a Prefeitura Lucas se afastou da Germibras Sementes. Além de dados em sites, a produção deste Plantão buscou informações com os jornalistas Claudinei Grandizoli e Samanta Cardoso, aos quais agradece.

PINGOS NOS IS
Na edição do ontem, até por força de hábito, houve o registro informativo com a troca de cargo do vice-prefeito Izaque Silva (Patriota) para vereador, função que exerceu com dedicação por sete mandatos consecutivos, até o final do ano passado.
 

Publicidade

Veja também