Mais respeito aos nossos idosos!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/02/2021
Horário 05:12

Já há algum tempo a inversão da pirâmide etária vem se tornando uma realidade no Brasil, e na região de Presidente Prudente não é diferente. Como noticiado nesta semana por este diário, em uma década, a população idosa na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Prudente, cresceu 31,42%, ao passar de 122.357 idosos em 2011 para 160.813 na projeção de 2021, divulgada recentemente pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Na contramão, a quantidade de crianças e adolescentes de zero a 19 anos teve uma queda de 14,05%, ao reduzir de 229.871 para 197.552 pessoas no período analisado.
Como bem explicado pelo sociólogo Marcos Lupércio Ramos, tal cenário reflete fatores culturais, a melhora da qualidade de vida da população idosa e a interferência financeira nas famílias, culminando em uma sociedade com taxas de natalidade menores e expectativas de vida maiores. Esta realidade nos leva a uma reflexão bastante importante: qual o tratamento dispendido aos idosos, em um país como o Brasil, que culturalmente não está preparado para respeitá-los?
Já passou da hora dos mais velhos terem voz ativa no seio familiar, na comunidade em que vivem, na sociedade como um todo. Infelizmente, não raro nos deparamos com situações em que os próprios familiares tentam calar os anseios de pais e avós, como se suas opiniões e vontades não contassem, ou, simplesmente, não fizessem a mínima importância. Muitos se esquecem que esses “velhos” foram os responsáveis pela sua criação, seu sustento, sua educação. Se são o que são, é graças ao esforço destes senis.
Com certeza, os cabelos brancos e as rugas refletem anos de experiência, vivência, história, tradição. Os idosos, cada vez mais numerosos, necessitam, urgentemente, de políticas públicas voltadas a eles, de modo que consigam viver sua vida com qualidade e independência. Nunca é demais reforçar que, se assim Deus permitir, todos nós chegaremos à idade avançada. Por isso, é preciso se cuidar hoje! E cuidar dos nossos idosos agora! Pois, o que todos buscamos não é apenas somar anos de vida, mas que esses anos possam ser usufruídos com qualidade, bem-estar, e muita saúde!

Publicidade

Veja também