Mais respeito pelos animais!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 17/12/2020
Horário 04:29

De uns tempos para cá, as legislações começaram a ficar cada vez mais rígidas contra aqueles que praticam violência contra os animais. Em Presidente Prudente não é diferente. Por meio da Lei Municipal 10.006/2019, o município estabeleceu a Política Municipal de Combate aos Maus-Tratos de Animais. Para se ter uma ideia, de janeiro a novembro deste ano, 532 denúncias de maus-tratos contra animais foram recebidas pelo Departamento de Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
O número é 61,7% maior ao se comparar com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 329 casos. Tudo isso mostra que, na realidade, quem precisa evoluir com relação ao respeito aos animais é a humanidade. As leis são de extrema importância para protegê-los e resguardar a vida deles, no entanto, as pessoas precisam se conscientizar e ter mais empatia com todo e qualquer ser vivo. Afinal, assim como nós, os animais sentem dor, medo, frio, fome, sede, solidão, enfim. Fechar os olhos para isso é a mesma coisa que duvidar que precisamos do ar para respirar, simplesmente porque não conseguimos enxergá-lo.
Os animais merecem respeito. Eles não são brinquedos, nem tão pouco objetos de decoração. Muito menos devem ser vistos como “ferramentas” que servem para transportar coisas, pessoas, garantir a segurança de imóveis, afugentar estranhos. Portanto, pare e reflita. Se não tem condições de tratar um animal com a dignidade que ele merece, nem cogite manter um sob seu teto. Dê o exemplo. Ensine as crianças a cuidar dos bichos. Quem sabe as próximas gerações terão mais sabedoria com relação a esses seres tão especiais? 
Diariamente ouvimos relatos de crueldade praticadas contra os animais, que mais fazem nos amar, nos encher de carinho, nos ensinar que eles, que são considerados irracionais, são muito mais racionais do que muitos seres humanos. Talvez essa seja a missão deles neste plano.

Publicidade

Veja também