Mais uma esperança para doentes Alzheimer!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 04/10/2023
Horário 04:30

Cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil vivem com a doença de Alzheimer, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Infelizmente, ainda não há cura para esta terrível doença que, aos poucos, vai destruindo a memória da pessoa até o ponto em que ela não reconhece mais a si próprio.
O importante é termos instrumentos com a história clínica, testes mentais e exames de imagem, como ressonância magnética de crânio, que ajudam no diagnóstico bem precoce, o que permite iniciar o tratamento farmacológico e de cognição reduzindo a velocidade da progressão da doença.
Na tentativa de buscar formas de facilitar o diagnóstico, o Brasil agora, passa a disponibilizar, ainda não pelo SUS (Sistema Único de Saúde), um exame inédito de sangue, capaz de oferecer um diagnóstico de Alzheimer nas fases iniciais. 
Um teste que detecta proteínas que indicam se há presença de placas amiloides cerebrais, uma característica da doença. Fica claro que não é um exame de triagem, ou seja, não é indicado para check-ups, e sim para pessoas que apresentam quadros de declínio cognitivo.
A promessa é de um exame menos complicado e com qualidade, capaz de excluir a doença de Alzheimer diante de "outras causas de comprometimento cognitivo, como depressão, apneia do sono, demência vascular e problemas metabólicos", o que vem facilitar muito o tratamento.
Também seria uma opção mais segura de diagnóstico que outros testes, por não usar métodos invasivos ou radioativos no paciente.
A utilização dos testes em soro reduz não só o tempo necessário para diagnóstico e tratamento adequado, mas também de investigação e terapêutica, permitindo a seleção de indivíduos que se beneficiarão de um tratamento que modifique a evolução da doença.
É bom lembrar que se o teste apontar resultado positivo para Alzheimer, a indicação é de que se faça a seguir um exame confirmatório com biomarcadores em liquor ou o PET amiloide, uma vez que o novo teste não compõe ainda as formas de diagnóstico.
Simplifica muitíssimo, com este exame, sabermos se alguém com déficit cognitivo está acumulando beta amiloide sem precisar do PET, e permite estimar a [proteína] tau. De qualquer forma, aguardarmos que o exame seja disponibilizado muito em breve pelo SUS.
Ah! Um lembrete importante para você cuidador familiar: uma alimentação saudável, tratar comorbidades pré-existentes como hipertensão, obesidade, diabetes e artroses e praticar atividades físicas e exercícios regularmente contribuem muito para o controle da doença e manter uma boa qualidade de vida.

Publicidade

Veja também