Mané do Navio morre aos 73 anos em Prudente

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 14/01/2017
Horário 08:46



Manoel Álvaro de Siqueira, o famoso Mané do Navio, faleceu ontem, aos 73 anos, por volta das 15h, na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, em decorrência de complicações de um procedimento cirúrgico de câncer. De acordo com sua filha, Maíra Barros Siqueira Sitolino, 31 anos, ele estava hospitalizado há alguns dias, e foi submetido a uma cirurgia na sexta-feira. "Mas não resistiu e faleceu", lamenta.

Jornal O Imparcial Manoel Álvaro de Siqueira

Comerciante conhecido na cidade pela Peixaria Navio, que atualmente funciona no Mercado Municipal, o Mercadão, Mané era natural de Jundiaí (SP), mas vivia em Prudente há cerca de 40 anos. Ele começou suas atividades com um açougue na Vila Iti, depois abriu a peixaria Navio no Jardim Paulista, e mais tarde se mudou para o Mercadão, onde está instalado até hoje. Ao lado, ele também abriu a Casa da Linguiça, e seu filho gerenciava o mais novo empreendimento da família, o Restaurante Navio, no Jardim Morumbi, com pratos e quitutes de frutos do mar.

Uma qualidade marcante do pai, além do carisma e da atenção, segundo Maíra, era sua habilidade com qualquer tarefa, fosse na cozinha ou no manejo e conserto de qualquer coisa. "Se algo quebrava em casa, ele dava um jeito e arrumava. Na cozinha, ele se virava com qualquer ingrediente, por mais simples que fosse, e fazia uma bela refeição", comenta.

Além de sua forte atuação no comércio prudentino, Manoel Álvaro também era conhecido por promover jantares beneficentes para a Lumen Et Fides, com Paella Valenciana com frutos do mar, em prol da entidade.

Mesmo como idealizador de seus projetos, a família toda participava de seus empreendimentos. "Sempre trabalhamos juntos, e com tarefas bem definidas. Minha mãe e eu cuidamos da peixaria, meu pai da Casa de Linguiça e meu irmão do restaurante. Ele era uma pessoa incrível", frisa Maíra.

O velório ocorre no Velório Athia e o sepultamento será no Cemitério Municipal Campal, com horário indefinido, até o fechamento desta edição.

 

Veja também