Mantendo a sanidade dos idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 18/01/2023
Horário 05:00

Não é incomum um idoso que sempre andou bem-vestido, jamais falou um palavrão e cuidava da sua higiene estar agora, passar a andar sem roupas pela casa, falar palavras impróprias e urinar e evacuar com fezes pelo corpo todo. Isso pode indicar um grave transtorno mental.
Familiares devem aprender a identificar e lidar com as transformações e desafios da terceira idade, atentando-se a alguns fatores de risco e agir de modo adequado.
1- Morte de familiares 
O luto é o acontecimento vital mais grave que a maior parte de nós pode experienciar. Especialmente do cônjuge. É preciso cuidado para que na fase do choque o desespero, raiva, irritabilidade, amargura e isolamento não o destruam. Um acompanhamento psicológico pode ser importante e apoio da família e amigos, respeitando o tempo do luto. 
2- Perda das funções sociais 
Com aposentadoria, muitos idosos perdem suas funções sociais. É possível localizar lugares frequentados por idosos como praças, igrejas, associações, clubes e que funcionam como espaço de encontro e de convivência. Os familiares devem incentivá-los a irem. Além do contato maior com pessoas, o idoso pode se envolver e ter mais um propósito no seu cotidiano.
3- Perda de autonomia financeira 
Um bom gerenciamento financeiro e controle das despesas é essencial para preservação da autonomia do idoso e evitar dependência.
4-Comprometimento da saúde 
Doenças degenerativas como de Alzheimer, Parkinson e derrames cerebrais contribuem com mais de 80% das demências, e que ainda pode associar-se à esquizofrenia, depressão, bipolaridade, delírios, ansiedade, comprometendo mais a saúde. Acompanhamento médico regular é essencial.
5-Utilização de álcool ou substâncias psicoativas 
Transtornos por uso de álcool em idosos são muito comuns e podem propiciar depressão, irritabilidade, confusão mental, deficiências nutricionais e acentuar quadros neurológicos e demenciais. É preciso que os familiares estejam atentos e ajam para resolver a raiz do problema.
6- Perda de autonomia motora
A perda de autonomia pode gerar quadros de irritabilidade, raiva e depressão nos idosos. É necessário um esforço para que ele continue ativo, e respeitando suas limitações que continue contribuindo para sua rotina, além de atividades e passeios fora do lar.

Publicidade

Veja também