Mãos 

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do camelo e do camelódromo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 21/11/2023
Horário 05:30

A mão que afaga é a mesma que apedreja, já dizia o poeta Augusto dos Anjos, que era do ramo. Ou seja: ele manjava um bocado de poesia. Enfim, um especialista no assunto e ainda por cima era dos Anjos. As mãos sempre foram tema de poetas e compositores. 
Eles nos brindaram, embora sem brindes, com belas obras abordando as mãos, tanto no singular como no plural. Se me permitem, também vou meter a colher e outros talheres neste caldeirão e, assim sendo, tecerei considerações sobre as mãos, mesmo não sendo tecelão. Quer dizer: mesmo não sendo poeta e nem compositor.
Para o bem ou para o mal, as mãos abundam (ô palavra feia, sô!) nas metáforas. "Precisa de uma mãozinha aí", costuma dizer a pessoa de boa índole que quer ajudar alguém em dificuldades. Já o sujeito bandido furta ou rouba com a mão leve. A vítima nem percebe a ação do batedor de carteira, antes tachado de punguista. É a mão leve no jargão policial. Em suma: é um exemplo de alguém que usa a mão para praticar delitos. 
E a mão grande? Também significa ladrão, mas também diz respeito a alguém que apela para a ignorância e agride pessoas com violência. Aliás, mão grande é o que não falta no Brasil. Tem gente que sai na porrada por qualquer coisinha. País mais perigoso do que show da Taylor Swift (não vou nem de graça). Ainda bem que a mão amiga sempre está presente. A mão amiga é maioria em comparação com a mão leve e a mão grande. Que bom, né? 
As mãos são o ganha-pão dos massagistas e, pensando bem, de todos nós, profissionais de todas as áreas. Com as mãos abraçamos e amamos, sem contar que também matamos. Afinal, o dedo que puxa o gatilho está "grudado" na mão. Os tímidos e solitários que amam e não se declaram à parceira (o)têm nas mãos um, digamos, instrumento para seu "prazer" no quarto escuro, aliás, bem escuro. Afinal, são tímidos e solitários. 
Pois é, tem também a mão de ferro que cometeu - e  comete - atrocidades no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio e na América Latina. Ditadores, como Pinochet no Chile, pintaram e bordaram usando a mão de ferro contra o povo e os democratas. Mão de ferro e mão pesada. Aberrações de segunda mão, posso afirmar em absoluta primeira mão.

DROPS

A pressa é inimiga das profissões.

Casamento: o que Deus uniu o ronco não separe.

Pode chorar. Você não está sendo filmado.

O povo unido jamais será subnutrido.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663.  

Publicidade

Veja também