Mãos 

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do camelo e do camelódromo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 19/03/2024
Horário 05:30

A mão que afaga é a mesma que apedreja, já dizia o poeta Augusto dos Anjos, que era do ramo. Ou seja: ele manjava um bocado de poesia. Enfim, um especialista no assunto e ainda por cima era dos Anjos. As mãos sempre foram tema de poetas e compositores. 
Eles nos brindaram, embora sem brindes, com belas obras abordando as mãos, tanto no singular como no plural. Se me permitem, também vou meter a colher e outros talheres neste caldeirão e, assim sendo, tecerei considerações sobre as mãos, mesmo não sendo tecelão. Quer dizer: mesmo não sendo poeta e nem compositor.
Para o bem ou para o mal, as mãos abundam (ô palavra feia, sô!) nas metáforas. "Precisa de uma mãozinha aí", costuma dizer a pessoa de boa índole que quer ajudar alguém em dificuldades. Já o sujeito bandido furta ou rouba com a mão leve. A vítima nem percebe a ação do batedor de carteira, antes tachado de punguista. É a mão leve no jargão policial. Em suma: é um exemplo de alguém que usa a mão para praticar delitos. 
A mão grande também diz respeito ao crime e maracutaias em geral. Aliás, mão grande é o que não falta no Brasil. Ainda bem que a mão amiga sempre está presente. A mão amiga é maioria em comparação com a mão leve e a mão grande. Que bom, né? 
As mãos são o ganha-pão dos massagistas e, pensando bem, de todos nós, profissionais de todas as áreas. Com as mãos abraçamos e amamos, sem contar que também matamos. Afinal, o dedo que puxa o gatilho está "grudado" na mão. Os tímidos e solitários que amam e não se declaram à parceira (o) têm nas mãos um, digamos, instrumento para seu "deleite" no quarto escuro, aliás, bem escuro. Afinal, são tímidos e solitários. 
Pois é, tem também a mão de ferro, que cometeu - e  comete - atrocidades no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio e na América Latina. Ditadores, como Pinochet no Chile, pintaram e bordaram usando a mão de ferro contra o povo e os democratas. Mão de ferro e mão pesada. Aberrações de segunda mão, posso afirmar em absoluta primeira mão.

DROPS

A pressa é inimiga das profissões.

Casamento: o que Deus uniu o ronco não separe.

Pode chorar. Você não está sendo filmado.

O povo unido jamais será subnutrido.

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulações de fórmulas. Entregas em domicílio: 3906-1000 e 99651-2129. Pruden Farma. 
Av. Ana Jacinta, 2.151. Atende diariamente até 22h.
 
Inscreva-se no nosso canal no YouTube. Recomende aos amigos e inimigos.

Publicidade

Veja também