Marangoni toma posse como membro do Parlasul em Montevidéu

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2023
Horário 19:20
Foto: Cedida
Cerimônia ocorreu na manhã desta segunda, durante sessão ordinária na sede, em Montevidéu, no Uruguai
Cerimônia ocorreu na manhã desta segunda, durante sessão ordinária na sede, em Montevidéu, no Uruguai

O deputado federal Fernando Marangoni (União/SP) tomou posse como membro do Parlasul (Parlamento do Mercosul), o órgão democrático e legislativo que trata dos assuntos relacionados aos estados partes como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela e demais países, estados associados. A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), durante sessão ordinária na sede, em Montevidéu, no Uruguai. Constituído em dezembro de 2006, o órgão é integrado por 158 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional.

Do Brasil, são 63 no total.

"Com imensa alegria e honra que assumimos mais essa missão de integrar o Parlasul e defender os interesses do Brasil frente aos países irmãos. Vamos atuar em diferentes frentes, para que possamos desempenhar um trabalho com excelência", disse Marangoni.

 

DINÂMICA

A função institucional do Parlamento do Mercosul é legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional, o processo de aprovação das decisões ocorre em plenário, que é a instância essencial da capacidade decisória.

As decisões são aprovadas por maioria simples, com exceção dos relatórios sobre direitos humanos e da reforma do regimento, que são aprovados pela maioria absoluta e qualificada, respectivamente. O quórum para o início da sessão do Parlamento e das reuniões das comissões é de um terço de seus membros, no qual estejam representados todos os Estados Parte.

O exercício legislativo do Parlamento do Mercosul se divide em comissões temáticas segundo áreas de interesse comum da integração regional. São as 10 Comissões Permanentes: Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários; Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; Trabalho, Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social; Desenvolvimento Regional Sustentável; Ordenamento Territorial, Habitação; Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca; Orçamento e Assuntos Internos.

 

Cedida

Marangoni: novo membro do Parlasul, o Parlamento do Mercosul

 

 

 

Publicidade

Veja também