Marca de 100 dias

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 11/04/2021
Horário 05:07

Hoje completa 100 dias de atuação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2020 e empossados em 1º de janeiro de 2021. Em Prudente, havia a articulação para que na manhã de ontem a administração municipal apresentasse um balanço.

COM OS SECRETÁRIOS
Porém, conforme apurado pelo Plantão, na tarde de sexta-feira houve encontro de secretários com o prefeito Ed Thomas (PSB), os quais deram um panorama de cada secretaria. Ficou a previsão de que o balanço deverá ser apresentado esta semana.

O MAIOR PROBLEMA
Como não poderia deixar de ser, o maior problema tem sido o desafio imposto pelo agravamento da pandemia do coronavírus, cuja situação chegou a ponto de saturação dos espaços físicos e do contingente de profissionais da área de saúde.

DINHEIRO APERTADO
Comum do setor público e situação geral do país, outro problema enfrentado na Prefeitura de Prudente é o das finanças, com a agravante de contas que não foram pagas pela gestão anterior, entre as quais R$ 11 milhões somente de obras em andamento.

SEM UMA SOLUÇÃO
Persiste o problema do transporte público e parece ter terminado em pizza a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apresentou várias irregularidades e foi liderada pelo então vereador e atual vice-prefeito Izaque Silva (Patriota).

NO COLO DA CÂMARA
Novo problema, cuja solução foi jogada para a Câmara, é o das condições que sugerem desocupação do Almoxarifado Central, sobre as quais a secretaria de Obras elaborou laudo entregue à secretaria de Finanças e ao Jurídico, mas sem decisão da Prefeitura.

POSIÇÃO ALTERADA
Os vereadores da 18ª Legislatura, sendo que dos 13 existem 5 remanescentes da legislatura anterior, no conjunto de suas atuações estão mais para coadjuvantes que protagonistas; ou pelo menos distante do protagonismo dos últimos quatro anos.

QUESTÃO QUALITATIVA
Porém, o volume de trabalho tem sido tão intenso quanto anteriormente e a qualidade das proposituras apresentam elogiável consistência no sentido da busca de solução para os mais diferentes problemas; com destaque aos embasamentos apresentados.

QUESTÃO QUANTITATIVA
Fora a sessão de posse e de uma extraordinária exclusiva para tratar de projetos do executivo no final do recesso parlamentar, das 11 sessões ordinárias, de 1º de fevereiro a 5 de abril, foram apresentadas pelos 13 vereadores 1.524 proposituras.

MAIORES NÚMEROS
Os dois maiores números são dos requerimentos (829) e das indicações (619).  Com os dados apurados pelo Plantão no site da Câmara, o balanço apresenta ainda 27 moções e 49 projetos. A média de propositura em relação ao número de vereadores é de 117,2.

ALÉM DOS NÚMEROS
A atuação dos vereadores são se restringe às participações nas sessões e nem às proposições que apresentam, já que apreciam projetos do prefeito e atendem diariamente a população, indo até as pessoas ou as recebendo pessoalmente.

BUSCA DE AJUDA
Vereadores têm buscado recursos para a cidade, junto a deputados estaduais e federais. Neste período, Nathalia Gonzaga (PSDB) esteve ausente em duas sessões e Mauro Neves (Pode) em uma; por motivos de saúde. Os demais com 100% de presença.

Publicidade

Veja também