MARIA FUMAÇA 

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 31/10/2020
Horário 04:08

A Concessionária Rumo, que administra o trecho da linha férrea que vai de Paraguaçu Paulista até Sapezal, autorizou o retorno da circulação do Trem Turístico e Cultural Moita Bonita, a Maria Fumaça. Desde 27 de outubro até 23 de novembro são realizados passeios testes e está previsto para retornar definitivamente até 5 de dezembro, respeitando as regras de distanciamento e higiene, de acordo com a autorização do Comitê de Gerenciamento de Crise para o enfrentamento da Covid-19.

ESTRUTURA
A lotação total do trem é de 96 passageiros divididos em dois carros, sendo um com 50 lugares e outro com 46 lugares. A composição do Trem Turístico e Cultural Moita Bonita é composto por dois carros de passageiros e tração locomotiva a vapor, a Dona Lina, a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil. A Maria Fumaça Dona Lina é de fabricação britânica, desenvolvida em Bristol – Inglaterra, no ano de 1879. O número 23 estampado em sua composição é o número de série de 1.244 unidades fabricadas pela empresa The Avonside Engine Co. – Limited.
 
FATALIDADE
Na segunda-feira, morreu o jovem Hiago Henrique, após atropelar um cavalo enquanto retornava para Paraguaçu Paulista. O acidente ocorreu no prolongamento da Avenida Manoel Antônio de Souza, próximo à Casa Lar. A cidade ficou muito comovida com o acontecido. 

REFLEXÃO DE VIDA
No dia 13 de outubro, Hiago Henrique escreveu uma mensagem nas redes sociais em que comentava a brevidade da vida. “A vida é curta demais para ficar preso em coisas do passado. A vida é um momento, um sopro. E a gente só leva daqui o amor que deu e recebeu. A alegria, o carinho e mais nada. Nunca saberemos se o amanhã existirá. Então, valorize e ame os momentos e quem está com você em presença e agora!”.

DIA DE FINADOS
Em Quatá, devido à pandemia e com a chegada do Dia de Finados no dia 2 de novembro, o Comitê de Gestão de Crise destinou o horário excepcional para a abertura do Cemitério Municipal. O local funcionará de segunda a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos permanecerá fechado. O Velório Municipal de Paraguaçu Paulista irá funcionar normalmente, das 7h às 18h, assim como o Velório Municipal de Quatá, que funciona das 8h às 18h, todos os dias. É preciso seguir todos os cuidados de higiene e manter o distanciamento físico. 

DRONES NAS ELEIÇÕES 
A Polícia Federal irá usar drones em todos os Estados brasileiros, que devem auxiliar o trabalho dos policiais na prevenção e repreensão de crimes eleitorais. O objetivo é intensificar a segurança nas eleições municipais deste ano. Mais de 100 aeronaves remotamente pilotadas serão posicionadas em municípios, selecionados pelo órgão, como estratégicos. De acordo com a PF, os equipamentos vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do Brasil com a missão de combater, por exemplo, crimes como boca de urna e transporte ilegal de eleitores. 

HORÁRIO PREFERENCIAL 
Para as eleições de 2020, em virtude do novo coronavírus, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) definiu um horário preferencial, das 7h às 10h para o grupo de risco de contágio da doença. O horário definido não é exclusivo e o eleitorado total poderá votar também. Vale lembrar que o voto não é obrigatório para pessoas com idade superior a 70 anos, no entanto, a partir dos 60 anos, essas pessoas já são consideradas grupo de risco, o que faz com que os eleitores tenham medo de exercer o voto. 

MEDIDAS DE SEGURANÇA 
O TRE aplicará medidas rígidas e protocolos de higiene, como manter o distanciamento físico em todas as etapas, desde a entrada no local de votação até a saída. O eleitor com menos de 70 anos precisa votar, caso não o faça, é obrigatório justificar dentro do prazo de 60 dias, além de levar multa de R$ 3,51 e ficar com o título de eleitor irregular.

Publicidade

Veja também