Mata do Calabreta receberá 1,7 mil mudas

Espaço nas dependências do Balneário da Amizade já foi alvo de vândalos após plantações anteriores

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 27/08/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Local recebe mudas de diversas espécies nativas da região
Weverson Nascimento - Local recebe mudas de diversas espécies nativas da região

A Mata do Calabreta, que fica no Balneário da Amizade de Presidente Prudente, passa por um processo de reflorestamento. Desde o final de julho, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realiza o plantio de diferentes espécies nativas. O trabalho é feito por etapas, e visa à plantação de aproximadamente 1,7 mil mudas. 
Além de reflorestar a área, a iniciativa também visa à recomposição da mata - ação que atende ao TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Segundo o biólogo André Gonçalves Vieira, diretor de Política Ambiental da Semea, a Mata do Calabreta é o terceiro maior fragmento florestal em Prudente, sendo o primeiro a "Mata do Furquim", e o segundo a “ Cidade da Criança”.
No Balneário da Amizade estão sendo plantadas as seguintes espécies: ipê-roxo, ipê-branco, canelinha, goiaba, araçá, guarucaia, aroeira-pimenta, pau-formiga, paineira, laranjinha-do-mato, veludinho-vermelho, jenipapo, pitanga, ingá, jacarandá-da-bahia. “Tem uma variabilidade muito grande”, afirma o biólogo. “São espécies nativas da nossa região que compreendem as bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Paranapanema”. 
Essas são as mesmas “famílias” que já foram plantadas em outros locais da cidade. Segundo André, a diversidade segue os critérios do Instituto Florestal e Cetesb.

Local foi alvo de vandalismo

Essa não é primeira vez que a Mata do Calabreta passa por reflorestamento. De acordo com o biólogo da Semea, em meados de 2016 foram plantadas cerca de 2,5 mil mudas. Com o passar do tempo, o local foi alvo de queimadas criminosas, segundo ele, “ações de vandalismo”. 
“Parece que as pessoas se sentem incomodadas com áreas reflorestadas, acham que o substrato que está ali vai acumular resíduos para a proliferação de insetos, aparições de bichos”, lamenta. “Na verdade, esses animais, quando próximos das áreas urbanas [nas coberturas florestais] fazem o bem para a humanidade, mas algumas pessoas ainda não perceberam isso”. 

PARECE QUE AS PESSOAS SE SENTEM INCOMODADAS COM ÁREAS REFLORESTADAS
André Gonçalves Vieira

Com o novo reflorestamento, a expectativa é de que a comunidade se conscientize de que não se deve depositar lixo no local, muito menos, atear fogo. Além de ser prejudicial para a fauna e a flora, os mais afetados continuam sendo os seres humanos.  

DIMENSÕES DE FRAGMENTOS FLORESTAIS
Nome    Dimensão (ha)
Mata do Furquim    113 
Parque Ecológico da Cidade da Criança    104
Mata do Calabreta     28
Fonte: Semea

Foto: Weverson Nascimento

Mata do Calabreta no Balneário da Amizade de Presidente Prudente passa por reflorestamento
Mata do Calabreta é o terceiro maior fragmento florestal na cidade

SAIBA MAIS

Região de PP tem 50 km² de área reflorestada

Veja também