Mata do Furquim: incêndio de grandes proporções em PP é contido em meio à madrugada

APP foi atingida por chamas no domingo, quando queimada foi controlada; no entanto, fogo voltou a destruir espaço e foi encerrado às 3h17 desta terça

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 09/09/2025
Horário 09:18
Foto: Defesa Civil
Na tarde desta segunda-feira, novas chamas tomaram conta do local e seguiram pela madrugada
Na tarde desta segunda-feira, novas chamas tomaram conta do local e seguiram pela madrugada

Foi controlado às 3h17 da madrugada desta terça-feira, o incêndio de grandes proporções que atingiu uma APP (Área de Preservação Permanente), conhecida como Mata do Furquim, entre as zonas norte e leste de Presidente Prudente. A informação é do 14º GB (Grupamento de Bombeiros), cujos oficiais atuaram no combate às chamas, em conjunto com a Defesa Civil e polícias Militar e Ambiental, desde domingo, quando os primeiros focos de fogo no local, velho conhecido por ser palco de queimadas, foram contidos.

Na tarde desta segunda-feira, novas chamas tomaram conta do local e demandaram atuação de diversos oficiais, que tiveram apoio do helicóptero da PM. Durante a ocorrência, agentes municipais utilizaram equipamentos como bombas costais e abafadores, itens fornecidos pela Defesa Civil Estadual, por meio da entrega de kits de prevenção e combate a incêndios florestais, dentro da fase vermelha da Operação SP Sem Fogo.

“Esses kits são fundamentais para ampliar a capacidade de resposta imediata das equipes locais, permitindo que o trabalho inicial seja realizado de forma ágil e segura até a chegada do reforço aéreo e de maior efetivo”, afirma o coordenador regional adjunto da Repdec I-10 (Coordenadoria Regional de Defesa Civil da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo), Renato Gouvea.

Ele explica que cada kit contém ferramentas essenciais, como bombas costais, abafadores, óculos de proteção individual, luvas, enxadas e equipamentos de proteção individual, que garantem condições adequadas para atuação em campo. “A estratégia de distribuição desses materiais fortalece os municípios, sobretudo em um período marcado pelo aumento do risco de queimadas devido às altas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar”, encerra.

Defesa Civil
Nesta segunda, agentes municipais utilizaram equipamentos como bombas costais e abafadores

Publicidade

Veja também