As portas das duas unidades do McDonald’s de Presidente Prudente receberam no último sábado um movimento que acontece anualmente: famílias, voluntários, empresas e instituições se uniram em uma corrente de solidariedade para apoiar o HE (Hospital de Esperança), com o McDia Feliz 2025. Desde 2020, a instituição é a beneficiada regionalmente pela campanha, que destina a renda obtida com a venda dos sanduíches Big Mac a projetos voltados ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
Este ano, o evento contou ainda com a importante parceria da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer), entidade que coordenou o McDia Feliz em Prudente até 2019. “A união entre HE e AAPC não apenas fortaleceu a mobilização, como também reafirmou a importância da causa para toda a comunidade do oeste paulista”, avalia o hospital.
Além do presidente da AAPC, Guido Quintela, a ação foi acompanhada de perto pelo gerente do McDonald's Presidente Prudente, Marcos César Lopes; pelo franqueado Vambersom Fabri; pelo presidente do HE, Ricardo Anderson Ribeiro; e pelo diretor de eventos AAPC, Mauricio Líbano.
Transparência que inspira confiança
Em Presidente Prudente, o McDia Feliz já conquistou números expressivos: a cada edição, uma média de 4 mil Big Macs são vendidos. Em respeito às regras de auditoria do IRM (Instituto Ronald McDonald), apenas após a análise oficial serão divulgados os resultados consolidados de 2025. A prática garante transparência e credibilidade ao movimento, como ocorre em todas as cidades do país.
Gesto que ecoa em toda a região
Referência em oncologia para mais de 45 municípios, o HE atende centenas de famílias que encontram na instituição o acolhimento e o tratamento necessários diante de um dos maiores desafios da vida: enfrentar o câncer infantojuvenil. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a doença continua sendo a principal causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Um novo caso é diagnosticado a cada hora — um cenário que reforça a urgência de campanhas como o McDia Feliz, que ajudam a garantir mais acesso a tratamentos de qualidade e maiores chances de cura.
Para o HE, a campanha representa muito mais do que arrecadação. “Cada participação no McDia Feliz representa muito mais do que um lanche: é um gesto que se transforma em esperança, qualidade de vida e mais chances de cura para nossas crianças e adolescentes. Ver a cidade mobilizada ano após ano reforça a força da solidariedade e a importância de mantermos viva essa corrente do bem”, destaca o hospital.
Um futuro de esperança
O McDia Feliz nasceu em 1988 e, desde então, já destinou mais de R$ 425 milhões para projetos sociais em saúde e educação em todo o Brasil. Só em 2025, a 37ª edição beneficiará 75 projetos de 48 instituições Em Presidente Prudente, a energia do último sábado mostrou que a solidariedade continua sendo o maior ingrediente da campanha.
Entre famílias que trocaram o lanche por gestos de empatia, voluntários que dedicaram horas de trabalho e empresas que abraçaram a causa, ficou evidente que o McDia Feliz já se tornou parte do calendário afetivo da cidade.
“Para o Hospital de Esperança, cada edição representa não apenas recursos, mas também a reafirmação de que lutar contra o câncer infantojuvenil é uma responsabilidade coletiva. E a cada Big Mac, um futuro com mais esperança se torna possível”, considera a instituição.
Fotos: Cedidas/Hospital de Esperança
Guido Quintela, Marcos César, Vambersom Fabri, Ricardo Anderson e Mauricio Líbano
Venda dos sanduíches é revertida em esperança para crianças e adolescentes com câncer