Medicamento é coisa séria na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 31/01/2024
Horário 04:30

Cuidar de idosos não é tarefa fácil. É desafiadora. Ter em nossos cuidados um ente querido idoso, sempre é bom lembrar que a teoria ajuda muito para fazermos tudo correto, mas a prática cada dia precisará ser exercitada. 
Pior será quando um idoso não quer tomar banho, especialmente aqueles que urinam ou evacuam nas fraldas, ou cama, isto pode ser desastroso. Mas não tem jeito. Tem que tomar. Também é preciso evitar que o idoso dê longos cochilos durante o dia, e vá trocar o dia pela noite. Enfim, são atividades que conseguimos organizar. Mas, o grande problema será a tomada dos medicamentos nas doses e horários corretos.
Muitas vezes será necessário, diariamente, administrar no mínimo quatro, cinco ou até dez medicamentos. São situações comuns encontradas na terceira idade, para controle da pressão alta, diabetes, insônia e dores e, assim, evitar riscos de subdosagens ou altas doses com efeitos indesejados.
Como esta vem vendo uma preocupação constante de familiares, é preciso que se tome alguns cuidados:
1-Todo remédio tem data de validade. Jamais dê medicamentos vencidos.
2-Medicamentos controlados de tarja vermelha ou preta devem ficar no local seguro e apropriado. Jamais exposto dentro de casa.
3-Todos os medicamentos, todos mesmos, deverão ser acompanhados de uma receita médica com horários e doses. Nunca dê remédios sem prescrição médica para idosos.
4-Nunca tire os remédios das suas embalagens originais. Use até o final.
5-Xaropes deverão ser guardados na geladeira conforme informação do fabricante. Evite colheres caseiras.
6-Lavar as mãos antes de manusear medicamentos. Caso o comprimido ou xarope escorra pelas suas mãos, é importante também lavar bem as mãos com água e sabão.
7-Também tome cuidado para não passar nos seus olhos especialmente pomadas ou colírios
8-Para efeito de economia, não abra mais de uma caixa de remédios ao mesmo tempo. 
9-Finalmente, é importante observar na prescrição médica que alguns remédios deverão ser administrados em horários específicos, pela manhã, tarde, e alguns só durante o período da noite.
Prescrição médica fará menção de remédios que poderão ser tomados com água somente e outros com alimentos para que possam fazer seus efeitos desejados.
Já que estamos em época de reciclagem, quase tudo pode ser aproveitado. Algumas farmácias possuem uma caixa para medicamentos vencidos, portanto, não jogue no lixo. E quanto às embalagens de comprimidos, dos vidros, ampolas ou seringas, alguns locais de reciclagem propiciam muitas vezes fabricação de andador, bengalas e até cadeira de rodas.
 

Publicidade

Veja também