Medicina e solidariedade 

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2023
Horário 03:48

Não é fácil para um pai e uma mãe entregar o filho para uma cirurgia. São horas de espera pelas informações dos médicos, pelo término da intervenção e a notícia mais esperada: que deu tudo certo. A medicina, quando exercida com amor, carinho, ética e responsabilidade é incrível, transforma vidas e muda o quadro de uma pessoa. Tudo isso alinhado à fé, tem resultados maravilhosos e divinos até. Basta ouvir alguns testemunhos.

O Imparcial acompanha desde o início a luta das pequenas Allana e Mariah, hoje com 2 anos e 8 meses, gêmeas siamesas de Piquerobi e, claro, de sua família. Foram quatro cirurgias realizadas por profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto até a separação total que ocorreu no sábado. Esta última, com a participação de 50 profissionais em uma cirurgia que durou 25 horas. A mãe é acompanhada desde a gestação pela instituição médica. A incidência de gêmeos unidos pela cabeça é extremamente rara, representando um caso em cada 2,5 milhões de nascimentos.  

No Brasil, a primeira separação de siamesas craniópagas, as gêmeas Maria Ysadora e Maria Ysabelle, ocorreu em outubro de 2018 – após cinco procedimentos cirúrgicos – pela equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O caso foi acompanhado pelo próprio médico James Goodrich, referência internacional em intervenções com gêmeos siameses e que faleceu por Covid-19 em 2020.

Conforme relato dos pais, a equipe médica sempre passou muita segurança em todas as etapas. O caso das gêmeas siamesas ganhou repercussão nacional, mas a cidade de Piquerobi e região faz correntes de oração em prol da família desde que souberam dos fatos. A união é linda e, realmente, transforma. 

Foram várias as ações beneficentes cujos lucros foram destinados para as famílias, como caminhadas e corridas. Além disso, muitas pessoas ajudaram de todas as formas a família.

E é lindo quando une a solidariedade da população com a medicina avançada e inteligente.

As pequenas já estão separadas e um novo ciclo começa para elas e seus pais. Novos procedimentos e novos tratamentos. A nossa torcida, com certeza, é que tudo ocorra bem e que elas sejam felizes e cheias de saúde, porque amor e carinho, elas têm de sobra.

Publicidade

Veja também