Médico confirma disposição em ingressar na vida pública

Próximo de completar 40 anos de idade e acumular experiências na iniciativa privada, a ideia é disputar algum cargo eletivo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/07/2023
Horário 04:44
Foto: Ector Gervazoni
Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba
Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba

Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba confirma informação veiculada na coluna Plantão: a de que está disposto a ter vida pública. Próximo de completar 40 anos de idade e acumular experiências na iniciativa privada, a ideia é disputar algum cargo eletivo. Conta que desde que fez o curso de Medicina tem contato muito próximo com o serviço público do SUS (Sistema Único de Saúde). 

São 21 anos de conhecimento sobre a realidade da saúde pública municipal de Presidente Prudente e região, na Santa Casa de São Paulo e no Hospital Ortopédico AACD (Associação de Assistência da Criança Deficiente), no Ibirapuera. Outra grande experiência foi atuar durante 1 ano como médico fisiatra da Marinha do Brasil e no Exército Brasileiro, em São Paulo; atualmente 1º-tenente da reserva não remunerado.

Durante 9 anos foi diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista),  – Prudente, Jaú e Guarujá. Período em que teve a oportunidade de aprimorar sua capacidade acadêmica com as conclusões do mestrado em Ciência Animal e doutorado em Fisiopatologia e Saúde Animal, sendo que atualmente está concluindo especialização em Psiquiatria no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.

Por sua iniciativa foi criado o Programa Anjos da Unoeste, lançado em abril de 2019 e pelo qual é preparado, renovado e colocado à disposição da comunidade um banco de voluntários para atender diferentes demandas internas ou externas à universidade, visando o bem-estar subjetivo e a qualidade de vida para pessoas que precisam de ajuda. Dentre dezenas de ações pontuais, destaque ao Projeto Refeição Anjos.

No período mais crítico da pandemia do coronavírus, com o envolvimento da Unoeste e da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), pelo projeto foram ofertadas cerca de 5 toneladas de alimentos. Foram entregues refeições prontas para os que tiveram o estado de vulnerabilidade social agravado pela Covid-19 e pelo isolamento social que gerou impedimento para o trabalho.

Além do exercício da medicina e da atuação acadêmica, tem ministrado palestras com temas humanizados, tais como espiritualidade na medicina e espiritualidade cristã. Dr. Gabriel tem importante parte dos aprendizados de vida procedentes de seu avô Agripino Lima (1931-2018) que, além de fundador da Unoeste junto com a sua avó Dona Ana (1030-2022), foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal constituinte.

Hoje, com quase 40 anos a serem completados em agosto e com família constituída, Dr. Gabriel entende ser possível ampliar a sua contribuição social para resgatar a dignidade de quem precisa de ajuda e com o foco de que as pessoas possam viver com saúde física, mental e financeira. Do avô segue o alerta sobre o perigo que a política representa para se manter íntegro. 

Publicidade

Veja também