Meios mais importantes de prevenção de pneumonia em idosos 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 19/04/2023
Horário 04:30

Hoje quero falar para você sobre a pneumonia, quarta maior causa de hospitalização em idosos e uma das suas principais causas de morte. 
Na maioria das vezes são os vírus, bactérias e raramente fungos os agentes que ocasionam a doença, atingindo os pulmões, um ou os dois, simultaneamente, o que se torna mais grave.
O quadro clássico da pneumonia em crianças, jovens e adultos caracteriza-se pela presença de febre alta, expectoração com catarro amarelado, dor no peito associada à tosse e à dificuldade para respirar. Com estes sintomas, uma radiografia de tórax e exame de sangue poderão confirmar e o realizar o tratamento.
No idoso os sintomas da pneumonia quase sempre não se acompanham deste quadro clínico, visto que na terceira idade a resistência do organismo, ou seja, a sua imunidade, está bastante diminuída, dificultado o organismo reagir.
Assim, nos idosos, os sintomas sobressaem com um quadro importante da queda do estado geral, redução de apetite, desânimo, quadro agudo de confusão mental e desorientação, quase sempre deixando o idoso acamado dentro da casa.
Mas o que vocês, filhos, netos, sobrinhos, noras e genros, que são responsáveis pelos seus entres queridos idosos, podem fazer para prevenção de pneumonia?

Cuidados gerais
Os cuidados gerais são muitos simples e práticos e constituem as medidas mais importantes para prevenir quadro de pneumonia. 
Manter um ambiente limpo e arejado deixando janelas abertas, quando não há vento ou chuva, para exposição ao sol. 
Nunca usar cortinas em janelas pois acumulam ácaros e bactérias. 
Limpe a casa pelo menos uma vez por semana. 
Evite usar vassoura, um pano úmido com desinfetante facilita e evita levantar o pó. 
Evite carpetes, pois acumulam poeira e bactérias e ainda podem produzir quedas.
Uma boa higiene oral diária, alimentar e controle das doenças crônicas ajudarão na melhora da resistência.

Vacinação
Vacinação é o meio mais eficaz para evitar infecções, desde processos gripais, bem como pneumonia. 
Como estamos no outono e em breve entraremos no inverno, as campanhas para vacinação contra gripe já estão sendo realizadas. É importante que familiares e cuidadores fiquem atento ao calendário de vacinação para não perderem o prazo.
Ter a carteirinha de vacinação em dia com certeza ajudará a reduzir quadros de muitas infecções, e especialmente a pneumonia.
 

Publicidade

Veja também