"Melodias do Sertão” dá nome ao 1º DVD da sertaneja Bruna Viola

Em projeto gravado ao vivo, cantora matogrossense mostra o seu talento no palco e revela lado romântico

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 03/08/2016
Horário 11:04
 

Feliz demais, a cantora e violeira matogrossense, Bruna Viola, acaba de lançar seu primeiro DVD, "Melodias do Sertão", da carreira de 12 anos. "O trabalho está lindo, já recebendo a resposta do público. A gravação na Villa Country foi maravilhosa, onde recebi um carinho enorme das pessoas que estavam ali. Foi demais de bom ‘brutaiada’ ", ressalta a jovem loira de voz potente, utilizando um termo que é sua marca.

Bruna menciona que "Melodias do Sertão" começou a ser trabalhado com escolha de repertório e tudo mais em dezembro do ano passado. "O gravamos em março deste ano... Traçamos uma meta: trazer a música caipira com uma roupagem nova, mostrando meu lado romântico, de instrumentista. Agora estamos ai, com uma agenda se expandindo, em uma média de 12 a 15 shows por mês, chegando em alguns Estados que ainda não tínhamos ido, como Espírito Santo, por exemplo", expõe a cantora.

Jornal O Imparcial Bela no palco: visual da cantora, substituindo o velho jeans, a deixou ainda mais sexy

Ela, que já esteve se apresentando pela região, em Presidente Epitácio, Caiuá, entre outras cidades, diz que tem vários amigos por aqui, inclusive de Presidente Prudente. E que quer trazer para cá, um show com seu mais novo projeto, já disponível em todas as plataformas digitais.

Bruna ressalta que é fiel à música de raiz, o que pode ser comprovado por seus milhares de fãs. Mas sem excessos e sempre aberta para novas experiências sim. Uma coisa que sobressai neste novo trabalho. A bela apareceu sem seu chapéu característico em um vestido discreto, pouco acima dos joelhos, ou na minissaia e camisa discretamente desabotoada, substituindo seu jeans apertado, revelando um visual mais sexy.

"Meu amor pela música caipira vem lá dos meus 3 anos de idade. Meu bisavô era fazendeiro, e eu estava o tempo todo em sua fazenda andando a cavalo e ouvindo as modas de viola com ele... Com 9 a 10 anos, eu já tocava violão e com cerca de 11, com meu avô materno, participava das serestas que eles faziam, as MPB . As influências do que gosto vêm mesmo de raiz ", conta Bruna Viola.

O CD/DVD tem a produção musical de Paul Ralphes e direção de vídeo de Marcelo Amiky, lançado pela Universal Music.

 

"Melodias do Sertão"


Em seu show, Bruna mostra a instrumentista que usa a viola com uma intimidade tal que parece ter nascido com ela, como se tivesse tirado os primeiros acordes no berço. Na banda, uma sanfona, dois violões e uma segunda viola a cobrem na linha de frente; a bateria tem o reforço da percussão, o baixo é elétrico e ainda tem teclados, uma riqueza de timbres bem utilizada nos arranjos primorosos. A viola dela e o acordeon têm papel de destaque, e reforçam ainda guitarra, banjo e bandolim.

As faixas "Pagode em Brasília", "Chora Viola" e "Moradia" justificam a tatuagem de Tião Carreiro que Bruna ostenta em seu antebraço esquerdo. "Eu fiz a tatuagem em homenagem ao eterno Tião Carreiro, quando completou 20 anos de sua morte...", frisa.

"Sem você fico sem mim" e "Você não sabe" apresentam o romantismo de Bruna em uma versão light da "bruta", sem chapéu, sem viola na mão e sem bater o salto da bota no chão, mas sempre com sua interpretação firme, como manda a tradição.

A canção que intitula o DVD, "Melodias do Sertão", também faz parte da turma das românticas. Ainda no perfil, há a regravação de "Tô fazendo falta", sucesso de Joanna.

 

Cravadas no coração


No total, o repertório traz 19 faixas mais uma extra, e segundo Bruna, não há problemas em defini-lo como eclético, apesar de ter um dos pés bastante calcado na música caipira, que é o que a rege. Seu grande ídolo, por exemplo, Tião Carreiro, é lembrado em seis canções, sendo  sua "Rio de Lágrimas", a faixa extra, que conta com a participação de César Menotti e Fabiano. Os irmãos também reeditam a parceria com Bruna em "Se você voltar", originalmente lançada no álbum anterior da cantora.

"Tenho muitos ídolos. E me alegra celebrá-los. Como a inesquecível Inezita Barroso, Ronaldo Viola, Goiano & Paranaense. E tantos outros. Mas gosto do sertanejo universitário também, porque é bem dançante, anima a galera", salienta.

E completa: "Por enquanto vou trabalhar bem esse DVD, e quem sabe uma nova turnê para fora! A que fiz nos Estados Unidos foi uma experiência maravilhosa, a receptividade dos brasileiros, os gringos aplaudindo, a satisfação do contratante... Isso é muito bom", ressalta.

 

Por André Piunti


De acordo com o jornalista, a ascensão de Bruna Viola na mídia, de um ano pra cá, não surpreende quem acompanha música sertaneja mais a fundo. Segundo ele, a cantora representa, há anos, não só a figura da mulher no segmento, mas a tradição do sertanejo de raiz, da  cultura da viola, de um perfil musical que batalha para sobreviver intacto em meio a uma série de mudanças.

Com o mercado aceitando, enfim, as mulheres dentro da música sertaneja, era inevitável que Bruna fosse alçada a uma das cabeças desse movimento. No entanto, apesar do talento explícito, pairava uma questão pertinente: como uma artista de linha tão tradicional conseguiria conquistar espaço em um mercado tão disputado e voltado, em grande parte, aos jovens?

Como a menina que tantos conheceram através do programa de Inezita Barroso, dando continuidade à defesa da tradição pela qual a anfitriã viveu para promover, faria para se adaptar a uma linguagem palatável aos novos consumidores de música sertaneja? O novo DVD, "Melodias do Sertão", mais ainda que seu último CD "Sem Fronteiras", é a principal resposta.

Seu primeiro registro em vídeo mostra que Bruna não é apenas só Viola, como versa seu sobrenome artístico, mas uma cantora versátil, que se apresenta consciente da necessidade de abraçar um público maior, mas que escapa das armadilhas de canções fáceis ou bobas.

 

 
Publicidade

Veja também