Mensagem do Abril Marrom é clara: prevenção é a palavra chave!

EDITORIAL -

Data 17/04/2024
Horário 04:15

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos causados por certas doenças ou fazer algum tipo de alerta, seja ele relacionado à saúde ou não, quase todos os meses do ano têm recebido uma cor. O Outubro Rosa chama a atenção da população para a prevenção do câncer de mama; o Novembro Azul, o de próstata; e o Dezembro Laranja, o de pele. No Maio Amarelo, diversas ações, principalmente nas escolas, enfatizam a educação no trânsito. Já neste mês, o Abril Marrom alerta para uma causa extremamente importante: a prevenção e o combate à cegueira.
As causas que levam uma pessoa - de qualquer faixa etária - a perder a visão são muitas. Entre as principais, no Brasil e no mundo, estão a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. A boa notícia é que, conforme oftalmologistas, a maioria delas pode ser evitada se for diagnosticada e tratada precocemente. Como? Em primeiro lugar, realizando consultas periódicas e seguindo orientações médicas.
Grande parte dos problemas oculares ocorre devido ao não acesso às consultas. Existem pessoas que nunca foram ao oftalmologista. Outras que vão, porque perceberam algo errado, mas não retornam. Ou que são diagnosticadas com algum problema, mas não tratam. Levam na brincadeira. 
A visita ao especialista deve ser feita com frequência ao longo da vida, pelo menos uma vez ao ano, para identificar, por exemplo, doenças silenciosas, que não apresentam sintomas. Exames feitos na clínica, além da avaliação do especialista, permitem que o médico perceba, antecipadamente, sinais de doenças e degenerações que até mesmo o próprio paciente, por vezes, não se deu conta.
E os cuidados não param por aí. Alguns podem ser adotados também no dia a dia. O uso de óculos é importante para proteger contra os raios solares. Assim que fizer o uso de maquiagem, limpe a pele e os olhos. Evite ficar muito tempo e também muito próximo das telas. Dependendo do local onde trabalha, utilize EPIs (equipamentos de proteção individual) e máscaras protetoras. Não fume. Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais. Faça exames regulares, pratique exercícios físicos, controle o diabetes e a pressão alta, se tiver. Ao integrar essas práticas em sua vida, você estará tomando passos significativos na prevenção da cegueira e até de outras doenças. A mensagem que o Abril Marrom nos traz é clara: prevenção é a palavra chave! 
 

Publicidade

Veja também