Mês da Bíblia: "Vestir-se da nova humanidade"

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 03/09/2023
Horário 04:10

O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus. É o mês da Bíblia. A Bíblia é um livro especial, diferente dos outros, um livro antigo e atual ao mesmo tempo. A importância da Bíblia Sagrada deve-se ao fato de ser portadora da Palavra de Deus para nossa Salvação. A Palavra de Deus é o fundamento de nossa fé, de nossa espiritualidade, de nossa vida e missão. É a Palavra Sagrada “inspirada” por Deus para nos orientar em Seu projeto de amor. Caríssimos irmãos e irmãs. O Apóstolo Paulo diz que a Bíblia foi escrita “para a nossa instrução” (1Cor 10,11), para “o nosso ensinamento” (Rm 15,4). Ela é palavra “inspirada por Deus para nos instruir, corrigir, educar na justiça, para nos qualificar para toda a boa obra” (2Tm 3,16-17). Deus “nos educa a fim de nos comunicar a sua santidade” (Hb 12,10). Escrita ao longo dos séculos, a Bíblia, traz o testemunho da vida de fé do povo de Israel e das primeiras comunidades cristãs e, assim, ilumina a nossa vida. Ela é portadora de uma Palavra que “permanece para sempre” (1Pd 1,25) “viva e eficaz” (Hb 4,12). Num contexto em que tudo é descartável, a Bíblia é a Palavra de Deus documentada, que nunca perde a sua validade. Por isso, ler, estudar, meditar, rezar os textos sagrados é mergulhar na experiência de Deus daquele povo. Assim sendo, a Bíblia é luz e fonte de inspiração para nós. Ela nos indica, acima de qualquer coisa, critérios de vida e de ação. As maravilhas operadas por Deus, na história, eram transmitidas, e assim, o povo se expressava: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que estejais também em comunhão conosco” (1Jo 1,3).   Jesus chama a atenção a respeito de como estamos vivendo. Se estivermos vivendo apenas para nós mesmos, Jesus deixa claro que vamos perder a vida. Só encontra realização plena quem faz de sua vida um serviço aos outros, sobretudo aos necessitados. Assim, o Evangelho diz que o cristão “encontra a Vida” na doação de sua vida, como Jesus. E como diz o lema deste mês da Bíblia: é preciso “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4,24). (Fonte: Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo de Erexim (RS).

MINI SERMÃO:
22º Domingo do Tempo Comum (Mt 16, 21-27)

Causamos em Jesus muito sofrimento. Ele em contrapartida amor nos ofereceu. A aparente derrota de Jesus culmina na vitória da ressurreição. A bronca que Pedro recebe é do tamanho da bobagem que acaba de dizer. Pedro achava que estava tirando Jesus de um problema, mas na verdade tudo aquilo era a solução. A proposta é uma: "renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga". Muitos renunciam a cruz e tomam a si mesmos. E ainda se dizem cristãos! Evangelho é autorrenúncia e não autorrealização. Quer seguir os passos de Jesus? Aprenda que ser traído é melhor que trair e ser ofendido é melhor que ofender! Difícil? Mas é o único caminho que te dará a coroa da vida! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Jesus contempla a sua proposta com palavras que exprimem uma grande sabedoria sempre válida, porque desafiam a mentalidade e os comportamentos egocêntricos. Ele exorta: «Aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á» (v. 25). Neste paradoxo está contida a regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo: a regra que só o amor dá sentido e felicidade à vida. Dedicar os próprios talentos, as próprias energias e o próprio tempo só para salvar, proteger e realizar-se a si mesmos, leva na realidade a perder-se, ou seja, a uma existência triste e estéril. Ao contrário, vivamos pelo Senhor e construamos a nossa vida no amor, como fez Jesus: poderemos saborear a alegria autêntica, e a nossa vida não será estéril, será fecunda. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também