Mesmo com dilatação do prazo, deixar IR para data-limite é desaconselhável

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 29/04/2020
Horário 08:29
Cedida - João Eduardo orienta contribuintes a evitar data-limite para entregar a declaração
Cedida - João Eduardo orienta contribuintes a evitar data-limite para entregar a declaração

A data-limite para a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2020 foi postergada até 30 de junho, em virtude da pandemia da Covid-19. Contadores destacam que esse prazo mais amplo dá um tempo maior para as pessoas realizarem o procedimento. No entanto, também pode fazer com que muitos acabem deixando essa responsabilidade para a última hora. O que não é nada bom. Segundo Diego Augusto Moreira Franchini, 32 anos, contador do escritório Gimenez Serviços Contábeis Ltda., a procura pela transmissão está baixíssima, muito também pelo fato de os profissionais da saúde estarem ocupados e sem tempo para arrumar a documentação. E também por conta dos aposentados, que não podem sair de casa.

“Estamos trabalhando com 50% da equipe em home office e 50% de forma interna, no próprio escritório. É importante não deixar para os últimos dias, primeiro pela atenção que se deve ter ao preencher a declaração em tempo hábil e com os devidos cuidados para evitar erros e possíveis congestionamentos nas páginas do governo federal. Aglomeração nas páginas da Receita Federal e lentidão no processamento da declaração são alguns dos problemas que a pessoa pode enfrentar. Então, quanto antes fizer, melhor”, orienta o contador.

De acordo com a Receita Federal, no município de Presidente Prudente são esperadas até o fim do prazo de entrega 49.806 declarações. Destas, até o último segundo do dia 27 foram recebidas 18.577. Em relação à região circunscrita pela DRF/PPE( Delegacia da Receita Federal em Presidente Prudente), com 56 municípios, incluindo Prudente, foram recebidas 61.130 das 147.489 esperadas até a data-limite. “Destacamos que os municípios circunscritos pela DRF/PPE podem não coincidir com a divisão política da região”, expõe a Receita Federal.

ANTECIPAÇÃO

É MELHOR

No Escritório Líder de Contabilidade, João Eduardo Canducci, 44 anos, técnico em contabilidade, explica que nos últimos dias ocorre tumulto por conta de acesso à documentação em banco, informe de rendimentos, em alguns casos, a busca de cópias de compra e venda de imóveis em cartórios, além da multa, que vai de 20% do imposto devido limitado até R$ 165,74. “Sem contar que se deixar para a última hora, o pagamento da primeira parcela ou à vista vence exatamente naquele último dia. Se tiver direito à restituição vai receber só no último lote [neste ano serão de 5 de maio a setembro]”, expõe.  Todos os anos, já em 1º de março o escritório começa a estender o horário de atendimento, a ligar para os contribuintes e, com isso, consegue juntar bastante documentação, principalmente dos aposentados. “Mas, assim que anunciada a pandemia afetou bastante, principalmente este público, exatamente por conta de não poder sair de casa e aí tem que depender de filhos, netos, enfim, dificulta bastante. Se analisar bem, boa parte dos contribuintes são idosos”, acrescenta. 
ELABORAÇÃO

E ENTREGA

Fernando Silva Santana, 32 anos, um dos contadores do Midas Contabilidade, destaca que os contribuintes confundem elaborar a declaração com a entrega do documento. “É importante que se saiba que pode estar com o documento totalmente preparado e mesmo assim planejar a melhor data de entrega, que dependerá de variáveis como: situação financeira do contribuinte, se vai ter restituição ou se terá que pagar impostos ao governo, entre outras questões”, salienta Fernando.

Assim como Diego, ele diz que deve ser levada em consideração a possibilidade de congestionamento no sistema nas últimas horas de entrega. “Por mais que a Receita Federal esteja se aprimorando, não se deve confiar totalmente na rede, assim, mesmo que deixe para os últimos dias, evite o limite do prazo”, aconselha.

ENTREGA COM ANTECEDÊNCIA

1 - Contribuintes que têm imposto a restituir e estão necessitando de recursos financeiros receberão logo nos primeiros lotes;

2 - Se livra do compromisso e do risco de perda do prazo;

3 - Mais tempo para ajustes da declaração e para buscar documentos perdidos ou extraviados;

4 – Mais tempo para conferir a declaração para entrega dos documentos sem omissões ou erros.

Fonte: Midas Contabilidade

Publicidade

Veja também