A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), informou que o uso do cartão de passe passará a ser obrigatório também aos fins de semana, quando não há cobrança no transporte coletivo.
De acordo com a pasta, o objetivo é ter maior controle sobre a quantidade de passageiros que circulam pelos ônibus, "garantindo que o transporte ocorra com segurança e que o número de veículos em circulação atenda à demanda de passageiros de todas as linhas".
O embarque nos ônibus permanece pela porta dianteira e, ao cruzar a roleta, o cartão deverá ser aproximado do validador, que não irá descontar nenhum valor para acesso à área interna do veículo.
“Caso o usuário não possua nenhum tipo de cartão, ele poderá embarcar normalmente e utilizar um cartão fornecido pelo motorista, seguindo os procedimentos padrões”, completou o secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano.
A gratuidade no transporte coletivo aos finais de semana foi assegurada por meio da lei municipal nº 11.618/2025. "O benefício decorre de economias geradas pelo sistema de transporte, gerenciado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Só nos três primeiros meses de 2025, os ajustes resultaram em uma economia de mais de R$ 1 milhão, valor suficiente para garantir a gratuidade, sem pesar para os cofres públicos", reitera a administração municipal.