Mesmo sem parceria do Estado, Presidente Prudente fará Virada Cultural do Centenário

Evento que recebe anualmente artistas de renome no cenário musical brasileiro não deixará de ocorrer, pois artistas da cidade farão o show continuar; festa terá um novo formato e está prevista para ocorrer nos dias 3 e 4 de junho deste ano

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 04/05/2017
Horário 11:26
 

Mesmo sem parceria do Estado, Presidente Prudente realizará a Virada Cultural "do Centenário" em um novo formato previsto para ocorrer nos dias 3 e 4 de junho! Após o cancelamento do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) no ano passado, depois o fim da Oficina Cultural Timochenco Wehbi, a Virada Cultural Paulista que aconteceria neste fim de semana - nos dias 6 e 7 - é a bola da vez e teve de ser cancelada pela desistência de parceria do Governo do Estado por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cultura). De acordo com José Fábio Sousa Nougueira, titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) essa decisão de realização em novo formato foi tomada pelo poder público do município em virtude do cancelamento de tal convênio.

Jornal O Imparcial Fábio diz que cancelamento se deve pela falta de diálogo para compor a programação

Assim, o evento que recebe, anualmente, artistas de renome no cenário musical brasileiro, não deixará de ocorrer por completo, pois artistas da cidade farão o show continuar! O público prudentino e visitantes que já lotaram o evento com cerca de 30 mil pessoas em um único dia, poderá se divertir com cerca de 20 atrações da produção artística local nas linguagens de música, teatro e dança, no Parque do Povo e no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

Conforme o secretário municipal, em breve os procedimentos de participação dos artistas serão anunciados e, fechada a programação será divulgada nos canais da pasta (site, facebook, twitter) e na imprensa local.

 

Retomando

A notícia vem após este impresso ter publicado no dia 26 de março que sob rumores de corte no orçamento, redução dos investimentos e diminuição das atrações no território paulista, Prudente seria mantida no calendário do evento estadual.

E que, inclusive, um protocolo de intenções havia sido assinado, no dia 24, pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) e a SEC para a realização da Virada Cultural Paulista com data já definida do evento: 6  e 7 de maio.

 

Falta de diálogo

Segundo Fábio, tal cancelamento se deve ao fato de que, a menos de 30 dias do evento, não houve abertura de diálogo para compor a programação, nem sequer uma visita técnica para definição dos espaços e ajustes necessários.

O evento já alcançou, em uma mesma edição, a marca de 30 atrações em no mínimo três espaços diferentes em anos anteriores. Para 2017 foi ofertado por meio de uma ligação telefônica ao secretário municipal acontecer com apenas cinco atrações sendo uma da cidade.

Fábio é enfático ao dizer que não há condições do município realizar um evento nesses moldes, de grandes proporções sem o retorno da parceria com o Estado, pois o investimento é muito alto. É sabido que para a locação da infraestrutura (palco, som, iluminação, segurança, camarins, banheiros químicos, ambulância e alimentação) faz-se necessário um processo licitatório que tem o tempo mínimo de 40 dias de tramitação.

Em contato com a SEC para repercutir esse assunto, a pasta não se manifestou até o fechamento desta edição.

 

 

Evento relevante

Criada em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do país, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

O programa ocorre em parceria com as prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem O programa ocorre em parceria com as prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões.

 
Publicidade

Veja também