Metodista Central se prepara para os 100 anos em Prudente

Em agosto já iniciaram algumas programações alusivas à data, como um café da tarde realizado no dia 5, com idosos que fizeram parte da primeira e segunda geração da igreja

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Aproximadamente 400 fiéis frequentam a igreja atualmente, de maneira fixa
Aproximadamente 400 fiéis frequentam a igreja atualmente, de maneira fixa

No dia 7 de setembro, a Igreja Metodista Central de Presidente Prudente completa 100 anos de atividades. Conforme o presidente do Conselho de Pastores, o reverendo Paulo Amendola, que é também seu pastor titular, talvez muitos desconheçam uma curiosidade, mas, no Brasil, a Metodista é autônoma desde 2 de setembro de 1930, ou seja, sete anos mais tarde que no município. 

Segundo ele, neste mês já deram início a algumas programações alusivas à data, como um café da tarde realizado no dia 5, com idosos que fizeram parte da primeira e segunda geração da igreja. “Muito provavelmente segunda geração, filhos de fundadores, da primeira leva de metodistas da cidade, gente que participou ativamente da história do atual templo, prédio de educação cristã, na Coronel José Soares Marcondes, 1.140, que é de 1958. Muita gente desta turma da década de 50 ainda vive!”, exclama o pastor. 

Paulo explica que como são muitos idosos, grande parte deles já não tem mais condições de congregar frequentemente. Por isso foi realizado esse café da tarde para que passassem um tempo junto com eles, coletando, inclusive, material para um documentário. “A nossa intenção é soltar este documentário, em alguns episódios em nosso canal do YouTube [youtube.com.br metodistapp], no mês de setembro, à medida que as entrevistas forem sendo feitas”, menciona o reverendo.

Outras programações

Paulo Amendola destaca que todos os cultos de domingo à noite de setembro serão comemorativos ao centenário, com preletores, pastores da casa mesmo, ou convidados que têm parte na história da igreja. “Não temos definido ainda qual local, mas estamos alinhando também um culto em espaço público, de repente na quadra do Parque do Povo. Assim que definido divulgaremos, pois será aberto à sociedade. Aliás, todos serão, mas este será a igreja mostrando sua cara na rua”, acentua o pastor. 

Ele também adianta que no dia 6 de setembro, numa quarta-feira, véspera de feriado, a Câmara Municipal de Vereadores fará uma sessão solene em homenagem à Igreja Metodista Central pelos relevantes serviços prestados no decorrer desses 100 anos, ininterruptamente, em favor da cidade.

Curiosidade

Segundo Paulo, há pouco mais de 150 anos, missionários dos Estados Unidos vieram para plantar a igreja no país e as do interior, as mais antigas, são frutos diretos destes, como é o caso da Central prudentina.  “Não foram missionários americanos que chegaram à cidade, mas famílias da região de Santa Cruz do Rio Pardo, e uma delas que merece destaque, sendo a primeira metodista a chegar a Presidente Prudente, é a família França, em 1920. Três anos depois, em 23, a igreja consegue seu primeiro endereço em frente de onde é o Supermercado Pastorinho, na Felício Tarabai”, expõe o pastor.

Programação habitual da igreja

Aproximadamente 400 fiéis frequentam a igreja atualmente, de maneira fixa. Aos domingos de manhã e à noite. Há pessoas que são atendidas frequentemente, através do trabalho de aconselhamento e interseção chamado Portas Abertas, todo primeiro e terceiro sábado do mês. Há jovens que frequentam o Conect, que é o momento de celebração para esse público, todo primeiro e terceiro sábado, às 19h. Há casais que frequentam somente a programação de casais, pelo Ministério Cama Limpa, todo segundo e quarto sábado, às 19h. 

O reverendo explica que para cada uma destas programações são atendidas tanto pessoas da igreja quanto públicos específicos. Assim como pessoas que ainda não pisaram na igreja, mas que já são pastoreadas pela Metodista Central através das células. 

“As células têm um perfil evangelístico que chamamos de pré-templo. Antes das pessoas irem ao templo muitas vão a uma célula. Por isso não conseguimos estimar esse número”, salienta o pastor.

Foto: Cedida


Templo da Metodista Central, na Coronel José Soares Marcondes, 1.140, prédio de 1958

Leia mais:

Escola dominical é uma das marcas históricas da Metodista no mundo

Pastor diz que Metodista tem missão expansiva no mundo

Frente social da Metodista é desenvolvida pelos homens

Publicidade

Veja também