Militares do 8º Baep recebem homenagens pelo trabalho 

Nesta quarta, durante cerimonia de reconhecimento profissional, o coronel PM, Flávio de Oliveira Martinez, teve seu retrato inaugurado na galeria de comandantes do CPI-8

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/04/2022
Horário 19:00
Foto: O Imparcial
Policiais foram homenageados com medalhas de “Láurea ao Mérito Pessoal” e “Cruz de Sangue”
Policiais foram homenageados com medalhas de “Láurea ao Mérito Pessoal” e “Cruz de Sangue”

Nesta quarta-feira, durante a programação do 3º aniversário do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Presidente Prudente, policiais militares que atuam no batalhão foram  homenageados com entregas de medalhas de “Láurea ao Mérito Pessoal” e “Cruz de Sangue”. O evento ocorreu no auditório do comando e contou com a presença de autoridades militares de Prudente e região, bem como de familiares e amigos dos policiais. Ainda hoje, o coronel PM, Flávio de Oliveira Martinez, teve seu retrato inaugurado na galeria de comandantes do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior).
Em seu turno, o major Marcelo Moura Leite, comandante interino do 8º Baep, detalhou que, o batalhão de Presidente Prudente, subordinado ao CPI-8, foi criado por meio do Decreto 64.109, de 8 de fevereiro de 2019, e instalado na capital do oeste paulista em 11 de abril de 2019, com o objetivo de atuar em apoio aos batalhões que integram o CPI-8, sendo estes o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), sediado em Presidente Prudente; o 25º BPM/I, sediado em Dracena; o 32º BPM/I, de Assis; e o 42º BPMI, sediado na cidade de Presidente Venceslau. 
Neste sentido, ao 8º Baep incumbe atuar nos 67 municípios que agrupam os quatro batalhões subordinados ao CPI-8, os quais alcançam a maior parte das regiões do oeste paulista e da Nova Alta Paulista do Estado de São Paulo, cuja população soma aproximadamente 1,2 milhão de habitantes.
O 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia completou três anos de inauguração com a prisão de 825 pessoas durante esse período. Desse total, 590 pessoas foram presas em flagrante por crimes diversos, 235 por cumprimento de mandados, além da apreensão de 73 adolescentes.
Em três anos também foram retiradas de circulação 4,8 toneladas de drogas e 107 armas de fogo. As atividades operacionais registraram 38,4 mil pessoas abordadas e 7,3 mil veículos vistoriados. “Esta produtividade é resultado de ferramentas como abordagens e fiscalizações de veículos, na área que abrange o Comando de Policiamento do Interior – Oito, ou seja, 67 cidades do oeste paulista. Isso é fruto de treinamentos constantes e do estabelecimento de procedimentos que auxiliam no combate a criminalidade e na proteção das pessoas”, relata o major Marcelo Moura Leite, comandante interino do 8º Baep.

Coronel PM Martinez

Em 25 de janeiro de 2020, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foi designado como o novo comandante do CPI-8 o coronel PM Flávio de Oliveira Martinez. 
Natural de Rancharia, ingressou na APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco) em janeiro de 1989, e começou a trabalhar na região de Presidente Prudenteno ano de 1993. Ocupou funções nos postos de tenente a tenente-coronel PM na região, comandando o Pelotão de Policiamento de Trânsito Urbano de Presidente Prudente, a Companhia de Força Tática e as Companhias territoriais em Martinópolis e Álvares Machado
Martinez foi coordenador operacional e subcomandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) Como tenente-coronel PM, chefiou por dois anos o Departamento de Pessoal Militar na Diretoria de Pessoal da Instituição em São Paulo e, posteriormente, o Estado-Maior do CPI-8 no ano de 2018.
Em 21 de fevereiro de 2019, quando promovido ao posto de coronel PM, foi designado para comandar o Policiamento de Área Metropolitana-2 (CPA/M-2) na região sudeste da capital do Estado, a qual engloba pontos de especial importância, como o Aeroporto de Congonhas (CGH), o Parque do Ibirapuera e a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).  Em 25 de janeiro de 2020, retornou a Presidente Prudente, onde exerceu a função de comandante do Policiamento do Interior – 8 até 18 de junho de 2021. 
À reportagem, o coronel PM Flávio de Oliveira Martinez destacou a importância de ser homenageado. “É uma grande satisfação para mim, que sou da região de Presidente Prudente e tive praticamente toda minha carreira aqui na capital do oeste paulista, seja no CPI-8 e no 18º BPM/I”, explica. “Ter concluído a minha carreira comandando o CPI-8 é uma grande alegria. E, hoje, como último ato formal, ver o meu retrato colocado na galeria de comandantes, ao lado de nobres pessoas que também comandaram o CPI-8, é motivo de muito orgulho e alegria”, acrescenta. 

Foto: O Imparcial


Coronel PM Martinez teve seu retrato inaugurado na galeria de comandantes do CPI-8

SAIBA MAIS

Gakiya: “Facção é considerada uma organização transnacional”

Torneio de técnicas de tiro defensivo abre semana de aniversário do 8º Baep 

8º Baep completa três anos de atividades no oeste paulista

Veja também