Mirante do Paranapanema recebe “nota B” do Tribunal de Contas

Único município da região que alcançou essa classificação na avaliação realizada pelo TCE-SP

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Mirante do Paranapanema recebe nota “B” do Tribunal de Contas do Estado: única cidade da região a receber essa avaliação
Mirante do Paranapanema recebe nota “B” do Tribunal de Contas do Estado: única cidade da região a receber essa avaliação

A maior nota do Estado foi “B”, e foi alcançada na região somente por Mirante do Paranapanema, ficando entre as melhores notas do Estado de São Paulo. Segundo a Prefeitura, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), principal órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos pelos governantes dos municípios, recentemente divulgou o relatório do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) de 2022, referente a 2021, no qual Mirante do Paranapanema conquistou a nota “B”, mostrando o crescimento na qualidade de gestão efetiva. 
De acordo com a Prefeitura, o índice foi o mais alto registrado na avaliação de 2022 e foi atingido somente por 33 cidades, representando apenas 5% dos 645 municípios paulistas avaliados. O município recebeu entre as avaliações a nota “A” no quesito i-Cidade, que mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos, frente a possíveis eventos de sinistros e desastres. 
Nenhum município do Estado alcançou os IEGM A (altamente efetivo) ou B+ (muito efetivo). Por outro lado, 164 municípios tiveram nota C+ (em fase de adequação) e 447 tiveram IEMG C (baixo nível de adequação). 
A Prefeitura informou ainda que, com isso, o desempenho positivo garante a Mirante do Paranapanema uma das melhores gestões de todo o Estado de São Paulo, sendo importante destacar que da região oeste do Estado, Alta Paulista e Pontal, Mirante é o único município a receber nota “B”.
O prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado (PSDB) disse que “este é o resultado do trabalho, empenho e compromisso de toda uma equipe de secretários e diretores comprometida em realizar o melhor”. “Isso nos traz a certeza que estamos caminhando no rumo certo”.

O que é o IEG-M/TCESP?

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a efetividade da Gestão Administrativa das prefeituras. Ele é composto por sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades e governança da tecnologia da informação. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se informações do exercício anterior.

Publicidade

Veja também